7 de novembro de 2011

PORTO ALEGRE TEM A RUA MAIS BONITA DO MUNDO

http://goncalodecarvalho.blogspot.com/
É na capital gaúcha, considerada uma das cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão e meio de árvores, uma para cada habitante, que está localizada a rua mais bonita do mundo. A Rua Gonçalo de Carvalho ficou famosa na década de 2000 quando foi criado o movimento ‘Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho – Resistir é Preciso’, por moradores da região. O grupo promoveu uma campanha pela preservação do local, que acabou se espalhando pela internet e fazendo com que a rua fosse reconhecida, pela prefeitura da Capital, como "Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre”.

http://goncalodecarvalho.blogspot.com/
A Rua Gonçalo de Carvalho é formada por mais de cem árvores do gênero tipuana, enfileiradas em aproximadamente 500 metros de calçadas, que formam um vasto tapete verde espremido entre os prédios. Em 2008, o professor de biologia português Pedro Nuno Teixeira Santos viu as fotos do túnel verde, e escreveu em seu blog “A Sombra Verde”, que esta era a rua mais bonita do mundo. A afirmação repercutiu em blogs, sites, na imprensa, e em vários partes do mundo e, além de transformar a rua do Bairro Independência na mais bonita do mundo, apresentou um pouco mais da beleza da capital gaúcha para outros países.



No dia 31 de julho de 2011, Pedro Nuno Teixeira Santos destacou, mais uma vez em seu blog, o encanto que tem pelo local. No texto intitulado “Eu sou de Porto Alegre!” ele escreve que a Gonçalo de Carvalho, não é a rua mais bonita do mundo apenas pelo impressionante efeito visual do seu imenso túnel verde de tipuanas. “Ela é a rua mais bonita do mundo por isso, mas, sobretudo, porque essas árvores foram plantadas a acarinhadas pelos seus moradores, ao longo de várias décadas; ou seja, este túnel verde é resultado do amor, do amor às árvores!”, registra.

Para saber mais sobre a cidade, que conta, além da rua mais bonita, com 582 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país, acesse as nossas informações e serviços em Portoalegre.travel.