28 de novembro de 2011

DICA: CLARABOIA

Formato: Livro
1ª ed. - 2011
384 p
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCE

Sinopse: Primavera de 1952. Um prédio de seis apartamentos numa rua modesta de Lisboa é o cenário principal das histórias simultâneas que compõem este romance da juventude de José Saramago. Os dramas cotidianos dos moradores - donas de casa, funcionários remediados, trabalhadores manuais - tecem uma trama multifacetada, repleta de elementos do consagrado estilo da maturidade do escritor, em especial a maestria dos diálogos e o poder de observação psicológica.

As janelas, paredes e corredores do velho edifício lisboeta são testemunhas privilegiadas das pequenas tragédias e comédias representadas pelos personagens. As peripécias de Lídia, uma bela mulher sustentada pelo amante misterioso, e Abel, um jovem outsider à procura de um sentido para a vida, se contrapõem ao árduo cotidiano dos outros moradores. As narrativas paralelas do livro são organizadas segundo as divisões internas do prédio, do térreo ao segundo andar. (Livraria da  Folha)

O escritor português José Saramago (1922-2010) escreveu "Claraboia" (Companhia das Letras, 2011) no início dos anos 1950. Era pouco conhecido e tinha apenas um romance publicado. A editora para a qual mandou os originais nunca o respondeu ou devolveu o texto. O volume ficou parado no tempo.

Nos anos 1980, a cena se inverteu e o futuro prêmio Nobel de Literatura (recebido em 1998), já famoso e prestigiado, foi procurado pelos mesmos editores. Eles encontraram o livro, até então perdido, e tinham enorme interesse em levá-lo ao prelo.

Seja por achar que o romance não correspondia à maneira atual como enxergava o mundo e a literatura ou por mágoa pelo descuido da editora, o português decidiu deixar a publicação guardada para que seus herdeiros decidissem o que fazer com ela.

Pouco mais de um ano após sua morte, seus parentes resolveram compartilhar com o mundo o provável último gostinho de novidade literária vindo de Saramago. O volume chegou dia 4/11 às prateleiras brasileiras pela editora Companhia das Letras. (Livraria da Folha)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.