13 de novembro de 2011

DICA: MINHA VIDA COM BÓRIS - A Comovente História do Cão Que Mudou a Vida de sua Dona e do Brasil

Formato: LIVRO / AUDIOBOOK
Editora: CULTURA
1ª ed. - 2011
144 p
Assunto: AUTOBIOGRAFIA - MEMÓRIAS

Sinopse: Numa manhã de maio de 2000, a advogada Thays Martinez e seu cachorro Boris saíram dos Estados Unidos para São Paulo. Os dois tiveram a entrada barrada numa estação de metrô, pois os animais não eram permitidos nas instalações. Os funcionários da estação não aceitaram nem mesmo o argumento de que cães-guia são instrumentos de acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência visual, como Thays, cega desde os quatro anos. Neste livro, ela relata o ocorrido, abordando, também, a ação judicial que moveu contra o Metrô e sobre sua relação de amizade com Boris. (Editora Cultura)

A advogada e palestrante Thays Martinez foi uma das convidadas da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. A autora do livro “Minha vida com Boris – A comovente história do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil”, publicado pela Globo Livros, e participou do painel Direitos Humanos e Acessibilidade, no sábado, 12 de novembro.
Mediado por Juliana Carvalho, autora do livro Na minha cadeira ou na sua? e do blog Comédias da vida aleijada, o painel – uma das novidades da edição 2011 da Feira do Livro – foi realizado no Santander Cultural, na Praça da Alfândega (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico).
O painel contou com as participações de Thays Martinez e Juliana Carvalho e integra o projeto Datas Temáticas. 
Após o painel, Thays Martinez e o cão-guia Diesel autografaram o livro “Minha vida com Boris – A comovente história do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil”. Thays fez dedicatórias; Diesel, por sua vez, deixou sua marca na obra por meio de um carimbo especialmente criado para o lançamento e produzido a partir de um molde da pata do cão-guia.
"Minha vida com Boris": O relato de um triunfo da cidadania é a essência do livro e audiolivro “Minha vida com Boris – A comovente história do cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil”, publicado pela Globo Livros e Editora Nossa Cultura, respectivamente. Thays e Boris se tornaram protagonistas de uma disputa que durou seis anos com o Metrô. A luta da dupla em defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual inspirou leis e originou uma bela história de amizade e parceria, ricamente descrita no livro. Nos 10 anos em que estiveram juntos, a advogada Thays Martinez e o cão-guia Boris não só converteram a convivência cotidiana em amizade como foram protagonistas de um capítulo importante da defesa da cidadania e inclusão social no Brasil. Após a aposentadoria, Boris foi substituído por Diesel.
Thays Martinez: Nascida em São Paulo, em janeiro de 1974, Thays Martinez é formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). A advogada possui especialização em direito penal e interesses transindividuais; e MBA em Marketing de Serviços. Thays foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social e membro da comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB. Fundadora e presidente do Iris (Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social), a advogada é consultora de empresas e ministra palestras em empresas (públicas e privadas) e em estabelecimentos de ensino, abordando temas como motivação, mudança, inovação e superação; Direito; acessibilidade; e inclusão social. A autora assina os blogs www.eueeles.com.br e www.thaysmartinez.com.br .
Boris (16/10/1998 . 24/10/2009): Labrador amarelo, Boris nasceu em Rochester, no Estado do Michigan (Estados Unidos), e passou boa parte da infância em uma escola infantil para humanos – o que viria a justificar sua paixão por crianças e certas excentricidades como gostar de dormir com cobertor e travesseiro. Depois, estudou em escolas de primeira linha, como a tradicional Leader Dogs for the Blind, o que propiciou o convite para trabalhar no Brasil. Tinha por hobby tirar tampas de garrafas e gostava de correr e de beber água de coco. A única superstição era, a cada refeição, deixar um grão de ração em sua vasilha. (segs.com)