7 de novembro de 2011

SEGUNDO FINAL DE SEMANA DA 57ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

Ondjaki lança livro na Feira do Livro de Porto Alegre

O livro de poesia Há Prendizajens com o Xão, do escritor angolano Ondjaki, editado em 2002 em Angola e Portugal, é novidade no Brasil. A sessão O caminho da asa da borboleta apresentou a obra no Santander Cultural na tarde deste sábado (5/11). Juntamente com o autor, Luis Paulo Faccioli, músico, compositor e escritor, abriu o encontro esclarecendo que conhecia de Ondjaki como prosador, não como poeta, e que se surpreendeu com a beleza de seus versos:

"Ondjaki é um grande poeta e eu não sabia disso. Muitos pensam que é fácil fazer poesia e não é. Poesia arrogante, pretensiosa, pretende muita coisa e, no final, não acontece nada. Para mim, poesia boa é aquela que consegue me tocar. E Ondjaki mostra novas formas de palavras, inspirado em Manoel de Barros". 

O escritor angolano explicou como se baseou no poeta brasileiro: "Eu estava em Portugal quando uma amiga me apresentou livros de Manoel de Barros. Ela tinha obras do autor em todos os lugares: em casa, no carro, no trabalho... Eu fui a Itália e, durante três meses, eu li esses livros. Este meu jeito de escrever veio dele. O que há de novo é a minha visão da obra do grande poeta".

Enquanto os dois conversavam sobre o lançamento, chegou o escritor Luis Fernando Veríssimo. Ao pegar o microfone, disparou: "Cheguei agora, mas concordo com tudo que já foi dito", disse, descontraindo ainda mais o papo.

***
Crianças aplaudiram Maria Teresa e o Javali

Neste sábado, às 15h, a criançada invadiu o Teatro Sancho Pança para conferir a performance do grupo Cuidado que Mancha na contação da história Maria Teresa e o javali. A apresentação interativa teve a plateia na sonoplastia, ajudando a desenvolver o texto.

***
Livro de Freud é tema de encontro na Feira

Na tarde deste sábado, a programação da 57ª Feira do Livro abriu espaço para debater um dos temas mais intrigantes da mente humana, numa análise da obra de Sigmund Freud. Em uma mesa-redonda, os sonhos e seus significados foram abordados por painelistas, chamando a atenção do público que lotou a Sala Oeste do Santander Cultural. Na pauta, o clássico livro O manejo da interpretação dos sonhos em psicanálise serviu como norte para o encontro.

Para iniciar, os integrantes da mesa, Cláudio Moreno, Marcos Valer, Zelig Libermann e Manuel Pires dos Santos, fizeram um resgate do sonho entre povos e épocas até chegar ao início do século XX, com a ascensão de Freud. A partir disso, o sonho foi explorado como uma ligação direta do homem com o seu subconsciente, onde concentram-se imagens ligadas ao passado e ao presente do indivíduo. Com isso, Freud foi abordado como um revolucionário na área, onde até então se interpretava os sonhos como um prefácio do futuro.

Além de promover o debate, o painel também homenageou o centenário da publicação da obra O manejo da interpretação dos sonhos em psicanálise, considerado por muitos um grande marco na história da psicanálise.

***
De volta a Cuba 35 anos depois

Mesa-redonda, com mediação do jornalista Ruy Carlos Ostermann, trouxe a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita nos Estados Unidos. De volta a Cuba 35 anos depois foi o tema abordado pelo jornalista, político e escritor Fernando Morais na noite deste domingo (6/11) na sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul.

“É uma história de espionagem, ao mesmo tempo em que é uma história com dramas humanos muito fortes”, apontou o convidado. Autor do livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria (Companhia das Letras), Morais esteve em Cuba dezenas de vezes, o que, segundo ele, contribuiu para que as fontes ajudassem a “desenterrar o tema”.

***
Médico destacou a importância dos alimentos vivos

A importância da alimentação como base para uma vida saudável e sem doenças foi o tema de encontro com o médico Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro Lugar de médico é na cozinha. Em palestra realizada no final da tarde deste domingo (6/11), na sala Leste do Santander Cultural, Gonzalez destacou a importância dos alimentos vivos (frutas e vegetais) enquanto remédio natural para todo tipo de patologia.
Segundo o médico, os alimentos vivos são a fitoterapia nutricional do cotidiano. Ele faz um alerta: é preciso rever práticas culinárias, pois a saúde da família está na cozinha. Gonzalez chamou atenção para os benefícios das hortas orgânicas e do consumo de frutas e vegetais.
***
Extraídos do sítio da 57ª Feira do Livro de P. Alegre