13 de novembro de 2011

e-NO-NEWS - Nº 1

Brasileiros produzem vinhos no exterior

Alguns vinicultores brasileiros de porte cansaram de ouvir os consumidores locais dizer que o vinho estrangeiro é melhor do que o brasileiro, só por vir do exterior, e resolveram produzir seus vinhos também em outros países e exportar para cá. A vinícola Villagio Grando, de Santa Catarina, vai colocar no mercado, em dezembro, um malbec que passou a produzir em Mendoza, na Argentina. Mas já estão fazendo vinhos em outros países, entre outras, a Miolo, a Valduga e a Vila Bari. A Miolo produz Los Nevados, em Mendoza; a Valduga, produz o Mundvs na Argentina, Chile, Portugal, Itália e Espanha, já pensa em chegar na Califórnia (EUA), África do Sul, Oceania e China e estuda até a compra de uma vinícola das muitas que estão à venda em Mendoza. A Vila Bari produz Amarone em duas unidades na Itália e outros vinhos na Argentina. Além de Mendoza, a Grando está pensando em ir também para o Uruguai. {Danilo Ucha, coluna Painel Econômico do Jornal do Comércio - 09/11/11}

***
Miolo é a primeira vinícola brasileira a abrir loja na China

A Miolo Wine Group, uma das responsáveis por projetar o vinho fino nacional no mercado externo, mais uma vez larga na frente com a abertura da primeira loja de marca própria na China. A loja foi inaugurada em Shanghai, maior cidade do país, que promete ser o sexto maior consumidor mundial da bebida até 2014, conforme relatório de mercado divulgado pela Vinexpo este ano.
A iniciativa foi da empresa local Ningbo Ke Peng, importadora exclusiva da Miolo. “Os vinhos brasileiros ainda são novidade na China, mas já despertam a simpatia de quem os degusta”, afirma a importadora Jannie Jian. A Miolo ingressou no mercado chinês há cerca de um ano e já embarcou até agora cerca de 40 mil garrafas para o país. A loja oferece os rótulos mais sofisticados da Miolo, entre eles, Lote 43, Quinta do Seival Castas Portuguesas e Merlot Terroir.

De acordo com o documento divulgado pela Vinexpo, o consumo de vinhos dobrou na China entre 2005 e 2009, chegando a 1,156 bilhões de garrafas. Apesar de ser o país mais populoso do mundo, o consumo per capita ainda é pequeno - apenas um litro por ano, o que configura um grande potencial de crescimento segundo a gerente de Relações Internacionais da MWG, Morgana Miolo. “A grande vantagem de uma loja da Miolo em Shanghai é a visibilidade que teremos e a oportunidade do consumidor chinês encontrar os rótulos da Miolo em um local exclusivo, onde poderá conhecer melhor nossos vinhos”, afirma ela. {Miolo Wine Group - 08/11/11}


***
A Fundação Getúlio Vargas cria curso  voltado para a indústria do vinho 

A Fundação Getúlio Vargas lança o curso Wine Business: o negócio do vinho. O curso tem 180 horas aula e inicia as aulas em 28 de maio. A periodicidade é quinzenal. Os alunos vão conhecer a história evolutiva dos vinhos, seus diferentes tipos e estilos e técnicas de produção, distribuição e comercialização.

A indústria do vinho há muito deixou de ser importante apenas no denominado Velho Mundo. Nos países do Novo Mundo, Brasil incluído, a importância do setor é maior a cada ano. Com um potencial imenso de crescimento o Brasil tem demandado profissionais e empreendedores capacitados tanto na produção (viticultura e vinicultura), como também na distribuição, comercialização e divulgação do vinho.

O curso Wine Business tem como objetivo preencher a lacuna existente de formação de profissionais com capacitação específica para atuar em todos os canais envolvidos no setor, bem como aprimorar conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novos negócios. A coordenação do curso é do professor Valdiney Cesario Ferreira, engenheiro químico pela UFRRJ (1971), MBA Executivo COPPEAD UFRJ (1991), Pós-graduação FGV Management em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (2001). Sócio proprietário da casa de vinhos L’Orangerie. Atuou em outras empresas como executivo: Diretor de Vendas e Diretor de Operações da Ecolab Química, líder mundial no mercado institucional de produtos químicos e processos; Gerente Industrial da União Fabril Exportadora.

Serviço:
Wine Business: o negócio do vinho
FGV – Rio / Botafogo
Início das aulas: 28 de maio
Quinzenalmente aos sábados, das 9h às 16h50
Mais informações: no site da FGV
***