19 de novembro de 2011

e-No-NEWS - Nº 2

França deve passar Itália como maior produtora mundial de vinho 

gastronomiadescomplicada.blogspot.com
PARIS (Reuters) - A França deve retomar da Itália neste ano o título de maior produtora mundial de vinhos, segundo estimativas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). 

Ajudada por condições meteorológicas adequadas, a produção francesa deve crescer 9 por cento, recuperando-se do declínio do ano passado, e reassumindo a liderança mundial que há quatro anos era da Itália. 

A OIV prevê uma produção de 50 milhões de hectolitros neste ano na França, e de 42 milhões na Itália - o menor volume em vários anos, 13 por cento inferior ao de 2010. 

Na França, a primavera excepcionalmente quente deu uma vantagem inicial aos produtores, segundo um relatório do Ministério da Agricultura. Já a Itália enfrentou mau tempo, e também perdeu quase 3 milhões de hectolitros devido ao replantio de vinhas, que foi menos abrangente na França. 

A OIV estima que Alemanha e Áustria terão uma produção em torno de 30 por cento superior à do ano passado, enquanto Grécia e Portugal terão um declínio de cerca de 17 por cento, e a Espanha, de 2 por cento. {sítio Meu Vinho}

***
TRF suspende exigência de selo fiscal para comercialização de vinhos importados

blog.viavitis.com.br
O selo foi criado pela Receita Federal com o objetivo de aumentar a fiscalização do comércio de vinhos, especialmente dos produtos importados, que receberiam marcação em cada garrafa na cor vermelha ao chegar ao Brasil. A instrução normativa da Receita determina que a partir de primeiro de janeiro de 2012 não podem ser comercializados vinhos sem o selo.

A ABBA conseguiu, liminarmente, na Justiça Federal do DF, que seus associados fossem desobrigados de adotar o selo fiscal. A decisão de primeiro grau foi suspensa pelo presidente do TRF da 1ª região, desembargador federal Olindo Menezes, atendendo às razões da Fazenda Nacional. No entanto, posteriormente foi julgado o mérito da questão em sentença proferida pelo juiz federal Hamilton de Sá Dantas, da 21ª vara Federal do DF, que entendeu pela ilegalidade do selo.

A Fazenda Nacional, então, recorreu ao TRF da 1ª região novamente, pedindo a extensão dos efeitos da suspensão de liminar até o trânsito em julgado da decisão principal, ou seja, até que corressem todos os prazos e recursos possíveis. Com base na Súmula 626 do STF, o presidente Olindo Menezes atendeu ao pedido, e a sentença deixou de produzir efeitos imediatos. Porém, a Corte Especial teve entendimento distinto ao analisar a questão. Por maioria, os desembargadores federais julgaram que a Súmula não poderia ser aplicada neste caso e que a sentença de 1.º grau é válida no momento.

Diz a Súmula: "a suspensão da liminar em mandado de segurança, salvo determinação em contrário da decisão que a deferir, vigorará até o trânsito em julgado da decisão definitiva de concessão da segurança ou, havendo recurso, até a sua manutenção pelo Supremo Tribunal Federal, desde que o objeto da liminar deferida coincida, total ou parcialmente, com o da impetração ". {JusBrasil, 17/09/2011}

***
Salton recebe reconhecimento no mercado internacional 

O tinto Salton Talento foi o único rótulo nacional a receber uma medalha no Hong Kong International Wine Challenge, que elege os vinhos mais adequados ao paladar asiático 

O vinho tinto Salton Talento ganhou uma medalha de bronze no Hong Kong International Wine Challenge, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de novembro. Essa foi a primeira conquista de um rótulo brasileiro no concurso, que busca eleger os vinhos mais adequados ao perfil do paladar asiático. Foram quatro dias de provas às cegas onde os melhores críticos de vinhos da Ásia, oriundos de Hong Kong, Índia, China, Macau, Taiwan, Singapura, Malásia, Coreia do Sul e Tailândia, escolheram os destaques entre os 750 expositores presentes. Além da premiação, a Salton aproveitou o evento para estabelecer contatos com compradores asiáticos. 

No 8º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, realizado pelo Concurso Mundial de Bruxelas, a Salton também obteve premiações de destaque. O evento, que ocorreu entre os dias 12 e 16 de novembro em Santana do Livramento, contou com a participação de jornalistas e sommelier de diversas partes do mundo. As amostras foram analisadas por especialistas do Brasil, Uruguai, Alemanha, Bélgica, França, Estados Unidos e Polônia. A Vinícola Salton obteve destaque com os produtos Salton Talento, vencedor da Gran Medalha de Ouro, Salton Desejo, eleito melhor vinho tinto, Salton Virtude, também medalha de ouro, Salton Gamay, que recebeu medalha de prata e Salton Reserva Ouro, também medalha de prata, mas na categoria espumantes. {Meuvinho, 17/11/2011}


***