27 de dezembro de 2011

FESTIVAL DE GELO E NEVE DE HARBIN - PARTE I



Harbin (em chinês 哈尔滨; em pinyin Hā'ěrbīn) é uma cidade da China, sendo a capital da província de Heilongjiang. Seu nome é originalmente uma palavra Manchu, que significa "lugar para secar redes de pesca". Com uma população de mais de 4,5 milhões de habitantes na área urbana, é a décima cidade mais populosa da China, servindo como um importante centro político, econômico, científico, tecnológico e cultural, destacando-se por abrigar vários importantes institutos de pesquisa e universidades.

Daoli, Haerbin, Heilongjiang, China - Google Maps
Tornou-se importante quando a Rússia obteve uma concessão nesta cidade, entre 1896 e 1924. Tinha até 1949 uma das maiores comunidades de europeus no Extremo Oriente. Harbin é apelidada "Pérola no pescoço do cisne", porque o formato da província de Heilongjiang assemelha-se a um cisne, ou "Moscou Oriental" ou "Paris Oriental", devido a arquitetura da cidade, com fortes influências ocidentais. Harbin é também chamada "Cidade do Gelo", devido ao seu longo e frio inverno.


A presença humana em Harbin data de pelo menos 2200 antes de Cristo (Idade da Pedra tardia). A cidade já foi chamada Pinkiang.



A moderna Harbin originou-se em 1898, a partir de uma pequena vila, com o começo da construção das ferrovias chinesas (KVZhD) pela Rússia, uma extensão da Ferrovia Transiberiana.



Após a derrota russa na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), a influência russa na região diminuiu, e milhares de estrangeiros de 33 países, incluindo Estados Unidos da América, Alemanha e França, mudaram-se para Harbin. Dezesseis países lá estabeleceram consulados, e vários bancos e companhias industriais e comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.