27 de dezembro de 2011

FESTIVAL DE GELO E NEVE DE HARBIN - PARTE II



Os chineses também logo estabeleceram negócios na cidade, tais como indústrias têxteis e alimentícias, e Harbin logo se estabeleceu como um grande centro do Nordeste da China e uma metrópole internacional.



Em dezembro de 1918, durante a Guerra Civil Russa, refugiados russos buscaram abrigo na cidade, que então tornou-se um grande centro de emigrantes russos, com a maior comunidade russa no exterior. Os russos estabeleceram escolas no sistema russo e passaram a publicar jornais em russo.



Com a venda da ferrovia (KVDZhD) aos japoneses, Harbin tornou-se parte do Estado Manchukuo, controlado pelos japoneses. Em 1946, Harbin passou ao controle da União Soviética, que ocupou a região. O restante da comunidade de europeus (russos, alemães, poloneses, gregos, etc.) emigrou durante os anos de 1950-1954 para a Austrália, Brasil e os Estados Unidos, ou retornaram aos seus países de origem.



Por ser localizada no nordeste da China, sob influência direta dos ventos frios hibernais da Sibéria, Harbin tem temperaturas notavelmente baixas no inverno (-17 graus Celsius em média, com minimas de até -38 graus Celsius). O Festival Internacional de Esculturas no Gelo e Neve de Harbin acontece todos os anos em janeiro, desde 1985, e é um dos quatro maiores eventos do gênero no mundo, juntamente com o de Sapporo no Japão, Quebec no Canadá, e Ski na Noruega. Harbin é também um grande pólo de esportes de inverno, tradicionalmente já sediado eventos dos mesmos como os Jogos Asiáticos de Inverno de 1996 e as Universiades de Inverno de 2009.




Fontes: Wikipedia, Google Maps e sítio da CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.