27 de janeiro de 2012

PUTIN PLANEJA IMPOR LISTA DE 100 ESCRITORES RUSSOS A ESTUDANTES

Vladimir Putin
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou hoje a intenção de publicar uma lista de 100 livros russos «que cada aluno será obrigado a ler», numa tentativa de preservar o «domínio da cultura russa».

Num artigo com mais de 4.500 palavras no jornal Nezavisimaya Gazeta, Putin escreve que, na década de 1920, «algumas das principais universidades nos Estados Unidos defenderam algo semelhante, referido como o Canône Ocidental, uma lista de livros considerados como os mais importantes e influentes na formação da cultura ocidental.

Acrescentou que «cada estudante que se prezasse era obrigado a ler 100 livros de uma lista especial, compilada com os principais livros do mundo ocidental».


Putin, que está na corrida para um terceiro mandato como presidente em março, diz que a Rússia «sempre foi descrita como uma nação leitora», e propõe-se fazer uma pesquisa sobre «as mais influentes figuras culturais do país» e compilar uma lista de 100 livros «que cada estudante terá de ler em casa, em vez de durante o tempo de estudo».

Alex Nazaryan
Depois, ser-lhes-á pedido que escrevam um ensaio sobre um destes livros nos exames finais. O jornalista Alexander Nazaryan, que está a escrever um romance sobre imigrantes russos em Nova Iorque, classificou o plano de Putin de unidade cultural através da literatura como «o mais arrepiante de todos os planos».

«A engenharia social através da literatura obrigatória pelo Estado: Nada mais que Putin tenha feito foi tão abertamente soviético, no seu desejo de manipular o intelecto humano com docilidade», escreve Nazaryan, prevendo que «os livros que irão beneficiar da nova política cultural de Putin será quase certamente o lixo da era soviética».

Extraído do sítio Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.