27 de fevereiro de 2012

MARATONA CULTURAL 2012 VAI CELEBRAR O ANIVERSÁRIO DE FLORIANÓPOLIS

Da música à dança, passando pelo cinema, teatro, artes plásticas e intervenções urbanas. Estes são os elementos que compõem o pacote eclético de atrações da segunda edição da Maratona Cultural de Florianópolis. Nomes consagrados no cenário nacional como Mutantes e o grupo de teatro “Clowns de Shakespeare” integração a programação. Foto: Paulo Luis Cordeiro


Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (23), no Auditório da Secretária de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, a edição 2012 da Maratona Cultural de Florianópolis. O evento, que movimentará pela segunda vez a classe artística de Santa Catarina, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de março, e terá neste ano mais pontos de apresentações.



A edição 2012, que celebrará o aniversário de Florianópolis, levará para diferentes endereços uma vasta e diversificada programação artística, completamente gratuita, com artistas de diversas regiões de Santa Catarina, bem como oriundos de outros Estados e até mesmo da Argentina. Uma das novidades apresentadas foi o crescimento geográfico do evento, que passa a ter 30 pontos de atuação, com apresentações e intervenções na Praça de Canasvieiras, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Galeria Flávia tronca, no cinema do CIC e na pista de skate da Trindade, além dos endereços da edição anterior.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, a Maratona Cultural comprovou ser um evento, que pela sua grandiosidade e sua qualidade, veio para ficar no calendário da cidade e do Estado. “Conseguimos envolver toda a área cultural de Florianópolis e quando a sociedade abraça um evento como este, ele vira uma causa social. Por isso, tenho certeza que a edição de 2012 será mais um sucesso, mais uma alegria para a população”, diz.

Os curadores da Maratona Cultural 2012, que irão selecionar as mais de 400 inscrições de grupos artísticos, peças de teatro, filmes, bandas e músicos, e demais manifestações culturais são: Lígia Gastaldi e Emerson Gasperim (Música), Marisa Naspolini (Teatro), Marta César (Dança) e Guto Lima (Cinema).

As atrações selecionadas pela equipe de produtores também prometem mobilizar um diversificado público. Nomes tradicionais da música catarinense como Dazaranha, Reino Fungi, Samba aí, Marujo Cogumelo e Guinha Ramires integram a programação de 63 shows de música durante os três dias do evento. Nomes como Lenine, Mutantes, Neguinho da Beija-Flor e Edgar Scandurra (ex- Ira) completam a escalação musical.

Esta segunda edição da Maratona Cultural de Florianópolis também terá uma atração internacional. A dança recebe os argentinos da Luis Garay e cia, que trazem para a capital catarinense seu espetáculo de dança contemporânea. Juntam-se a eles outras 30 apresentações de grupos catarinenses que serão realizadas em diferentes pontos da cidade.

Maratona Cultural de 2011 - Parque de Coqueiros
A primeira edição da Maratona Cultural foi realizada em novembro, reunindo um público total de 120 mil pessoas, em 25 endereços, com 230 apresentações de diversas artes, mais de 670 artistas locais e nacionais, num total de 36 horas de programação. O comparecimento em massa do público aos espetáculos, peças e demais atividades artísticas propostas foi o principal fator motivador para a realização da segunda edição, que realizada junto ao aniversário de Florianópolis, promete ser ainda mais grandiosa.

O evento, que é uma iniciativa da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Florianópolis Convention e Visitors Bureau junto com a Harmônica Arte e Entretenimento, levará para os quatro cantos da ilha uma vasta e diversificada programação artística, completamente gratuita. E para esta nova edição, algumas novidades já estão confirmadas, como o aumento no número de palcos e endereços contemplados com as apresentações, que também será ainda mais numerosas que na edição estreante.


Sítio: www.maratonacultural.com


Extraído do sítio Portal da Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.