25 de março de 2012

ATENÇÃO LEITORES: TECNOLOGIAS MÓVEIS ANTECIPAM 'VISTA CANSADA' - Eutrópia Turazzi

Esforço visual para navegar pela banda larga móvel faz vista cansada aparecer antes dos 40 anos.



O número de brasileiros que acessam a internet pelo celular, tablet, netbook ou palm é cada vez maior. Levantamento da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) revela que os acessos à banda larga móvel no país saltaram de 23,6 milhões de conexões para 47,2 milhões nos últimos doze meses. 

O maior uso da internet móvel está antecipando a vista cansada ou presbiopia. É o que mostra acompanhamento de 86 pacientes com idade de 32 a 37 anos, realizado durante os últimos dois anos, pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. O médico conta que o grupo chegava a usar a internet móvel até 4 horas por dia. A vista cansada apareceu aos 37 e 38 anos em 13 pacientes, 15% do grupo. O principal motivo, explica, é o tamanho das telas que faz as pessoas aproximarem mais os equipamentos dos olhos do que costumam fazer com textos impressos. Resultado - Exigem um esforço extra do cristalino que começa a falhar.

Não quer dizer que os equipamentos devam ser abandonados. O especialista diz que quanto mais nos esforçamos para enxergar imagens próximas maior é a propensão à presbiopia. As dicas do médico que funcionam como ginástica ocular para evitar a alteração precoce da visão são:

- Aumentar o tamanho das letras.
- Olhar para o horizonte por 20 segundos a cada 20 minutos de navegação.
- Evitar o uso dos equipamentos em locais mal iluminados.

Falta correção

O especialista explica que a presbiopia é a dificuldade de enxergar de perto decorrente do envelhecimento ocular. É caracterizada pelo enrijecimento do cristalino, lente interna do olho responsável pelo foco, e dos músculos ciliares que controlam seu formato. 

Apesar de afetar toda a população com mais de 40 anos, é uma alteração desconhecida por muitas pessoas. Só para se ter uma idéia, no Brasil 50 milhões de pessoas têm presbiopia, mas 58% não sabem que são portadoras e convivem com dificuldades corriqueiras no dia-a-dia. Os sintomas da presbiopia em pessoas sem vício de refração, em portadores de hipermetropia e astigmatismo são:

- Dificuldade para ler bulas, rótulos, livros, jornais e revistas.
- Problemas para aplicar maquiagem ou barbear.
- Dificuldade para realizar trabalhos manuais ou praticar esportes.
- Não enxergar os texto no computador e outros equipamentos.

No caso dos míopes estes sintomas só aparecem quando a presbiopia supera a miopia.

Tratamentos

Queiroz Neto diz a correção da presbiopia pode ser feita com óculos ou lentes de contato monofocais para quem não tem outro problema de refração e multifocais para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Para quem não quer usar óculos nem se adapta às lentes, ele diz que pode ser feita cirurgia refrativa monovisão também chamada de báscula em que o cirurgião deixa um olho enxergando bem de perto e outro de longe. Também pode ser aplicada a nova técnica do Prebylasik em que o o centro da córnea é moldado para a enxergar de perto e a extremidade externa para enxergar de longe. Os procedimentos podem requerer uso de óculos ou lente depois de alguns anos. Isso porque, até os 60 anos a presbiopia pode progredir. Os maiores de 60 anos que sejam portadores de catarata podem optar pelo implante de lente multifocal que elimina a necessidade de óculos depois da cirurgia. O tipo de lente depende da condição do olho, mas em 95% dispensa os óculos definitivamente.


Extraído do sítio do Pravda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.