30 de março de 2012

GURU DO MÉIER SABIA ESCANCARAR INJUSTIÇAS E PRECONCEITOS SEM REFORÇÁ-LOS - Antonio Prata



Na primeira Flip, em 2003, perguntaram a Millôr se a onda do politicamente correto não iria acabar com a graça do mundo, uma vez que o humor era sempre "contra algo". "Será que tem mesmo que ser contra?", respondeu o escritor. "Olha só essa frase: 'Millôr Fernandes: livre como um táxi'. É contra o que, os táxis?".

Risos no auditório, uma cotovelada no senso comum e uma lição que me volta à cabeça toda vez que vejo um desses novos comediantes escondendo-se atrás do crachá de humorista para exibir seus preconceitos mais primários.

É preciso reler Millôr. Não porque evitasse os temas delicados, mas pelo contrário: por ter sabido manipular os espinhos de cada época sem furar os dedos nem tampouco fazer com eles coroas para os cristos da vez.



Em 1970, publicou em "O Pasquim" "O Bolão do Século", levando -literalmente- na esportiva os conflitos que acirravam-se.

POBRES x RICOS: "O jogo, como sempre, é no campo do Rico, onde os pobres jogam ainda pior. Vitória do Rico, na certa"; PRETOS x BRANCOS, "Sou pela vitória dos Pretos, a não ser que aconteça um inesperado -o campo ser invadido por amarelos. Neste caso, os dois times aceitariam um empate"; MONOGAMIA x SEXO GRUPAL, "Apesar da minha predileção pelo Sexo Grupal (desde que, naturalmente, eu entre com o sexo e alguém entre com o grupal), acho que o Monogamia vai ganhar". 

Classista? Racista? Machista? Não. A graça está em escancarar as injustiças e preconceitos, não em reforçá-los. Eis o poder do verdadeiro humor que poucos, como Mark Twain, Woody Allen e Millôr Fernandes, souberam fazer: nos irmanar na fraqueza, deixar-nos quites uns com os outros e com a vida. 

O Humor com agá maiúsculo não está aí para massacrar ninguém: sempre termina em empate. Assim como o sexo e -por que não?- o frescobol, que jamais saberemos se é mesmo uma invenção do guru do Méier ou apenas mais uma de suas grandes piadas.

Extraído do sítio Contexto Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.