9 de março de 2012

A LIVRARIA MODELO: DIVIRTA-SE E COMPARTILHE


Mais de 10.000 livrarias privadas fecharam as portas nos últimos quatro anos na China. Enquanto a maioria dos estabelecimentos enfrentam essa grande pressão, uma única livraria, localizada em uma comunidade residencial remota em Beijing, consegue funcionar com facilidade. E o que os visitantes encontram lá é muito mais do que apenas os livros. Os clientes podem experimentar um novo estilo de vida. Essa livraria chama-se Duyidong, que significa caverna para leitura fácil em chinês.

Qiu Xiaoshi e sua esposa começaram o empreendimento em 2006.

"Muitas pessoas acham que a abertura de uma livraria é complexa, porque os livros podem nos influenciar muito. Por isso, a ideia inicial de abrir uma livraria teve a ver com o nosso interesse. Havíamos trabalhado sob pressão por mais de 10 anos. E estávamos ansiosos para ter uma vida nova e mais fácil. "

É definitivamente uma vida totalmente nova. No seu tempo livre, Qiu pode ler qualquer coisa que gosta em sua própria livraria, enquanto bebe uma xícara de chá. E sua esposa, uma ex-jornalista, trabalha como funcionária do estabelecimento em tempo integral. Ambos se dedicam com grande paixão ao funcionamento da livraria, de uma maneira especial.


"Esta livraria é uma plataforma para expôr nossa filosofia de vida. Por exemplo, no primeiro ano, eu escrevi uma resenha de livro por dia e coloquei no nosso site. Foi um trabalho duro e eu acho que os outros não poderiam adotar um método de promoção como esse. Usamos a leitura como o marketing da nossa livraria, em vez de um modelo de negócio. "

Esse modelo particular funciona surpreendentemente bem e tornou a livraria popular, apesar de sua localização remota. Junto com seus pais, o estudante universitário Zhang Ge, levou meia hora do centro da cidade para visitar a Duyidong.

"Eu acho esta livraria muito boa. É diferente, com um forte senso literário e artístico. É o lugar certo para pessoas que querem aproveitar a vida, porque é longe de uma vida ruidosa e proporciona um ambiente descontraído."

Para Qiu, eles estão tocando um negócio, mas o mais importante é desfrutar e compartilhar suas vidas. Portanto, o local não funciona apenas para os estudos de uma família, mas também como um lugar de cultura para o público em geral.

"É um espaço para a comunicação entre habitantes do bairro residencial. Nós organizamos um clube do livro entre os vizinhos, discutindo livros e partilhando os nossos pensamentos após a leitura. No clube, temos de saber mais sobre os outros e partilhar as experiências uns dos outros."


Pelas características especiais, Duyidong foi premiada como a "melhor livraria privada" de 2010.

Frente à concorrência com os varejistas de livros online e o aluguel sempre crescente, Qiu tem visões peculiares sobre as perspectivas sombrias para o negócio privado de vendas de livros na China.

"Uma livraria reflete o pensamento dos seus donos, como um sistema de filtragem. E eu acho que isso é o principal para a sobrevivência das livrarias. Vendedores de livros online ganham lucros apenas pela diferença de preço, mas uma boa livraria pode atrair mais clientes, compartilhando referências na indicação de bons livros e oferecendo serviços de qualidade, o que pode gerar receita".


Extraído do sítio da CRI - Rádio Internacional da China

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