1 de março de 2012

PLANETA MULTILÍNGUE



De acordo com a UNESCO, metade de 6 mil línguas do planeta estão sob ameaça de extinção. Para preservar a diversidade linguística e cultural já há 12 anos em 21 de fevereiro o mundo celebra O Dia Internacional da Língua Materna. Cada ano a UNESCO anuncia um novo tema da política linguística, em 2012 é o diálogo intercultural.

A data do Dia Internacional da Língua Materna foi escolhida em memória dos eventos trágicos de 21 de fevereiro de 1952. Na altura, em Daca, capital do Bangladesh atual, polícia abriu fogo contra estudantes que manifestaram em defesa da sua língua materna Bengali e exigiram reconhecê-la como uma das oficiais do país. Em resultado, vários estudantes foram mortos.

É vital para a humanidade manter sua diversidade linguística e cultural, afirma o diretor do Institute de Etnologia e Antropologia da Academia de Ciências russa, Valeri Tichkov.

"Embora que devido à globalisação línguas pequenas tornam-se extintas e pessoas escolham uma língua mais forte ou uma com a qual teria melhor sucesso na vida, a diversidade linguística nas últimas décadas continua mantendo. Além disso, as línguas estão sendo revividas por causa que pessoas retomam intresse a seus raízes, suas culturas pequenas. E isto também se aplica ao nosso país e outros países do mundo. Nos meus olhos, renasceram línguas havaiana e galesa, certa vez estava estudando essas regiões. E em grande parte isso aconteceu graças aos entusiastas, aos esforços de linguístas, etnógrafos".

Na Rússia devido à politica do governo para apoiar a cultura das nações menores, praticamente nenhum idioma não desapareceu. Hoje o número deles supera 200. Este ano será o sexto que Moscou tem festejado O Dia da Língua Materna, declarou a professora do departamento da UNESCO do Institute de Educação Aberta de Moscou, Marina Krivenkaya.

"Celebramos de formas diferentes. Realizámos debates entre jovens, mesas-redondas, festivais grandes quando alunos apresentaram línguas faladas em Moscou. A popularidade deste evento ainda obrigou-nos alargar o seu âmbito. Já o terceiro ano na capital russa realiza-se um grande forum para jovens, intitulado “Moscou diversa e multilíngue”.

Todos os eventos estão realizando-se a partir do fim de janeiro. As ações destinam-se a dar conhecimentos de tradições linguísticas e culturais de diferentes nações do mundo, incluindo as que vivem em Moscou, e a fortalecer solidaridade baseada na compreensçao mútua. Em 21 de fevereiro, no Dia Internacional da Língua Materna, na conferência de juventude “A um diálogo intercultural através do estudo de línguas” serão concluidos resultados de todos os eventos.


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.