23 de março de 2012

SALÃO DO LIVRO DE PARIS HOMENAGEIA JAPÃO E MOSCOU - Patricia Moribe

O Salão do Livro de Paris acontece de 16 a 19 de março de 2012 - Divulgação 
Dois mil autores e 1,2 mil editores de 40 países vão receber o público do 32° Salão do Livro de Paris, que acontece de 16 a 19 de março. O Japão vai ser o país homenageado do evento. A capital russa, Moscou, é a convidada de honra.

Um ano depois de Fukushima, o Japão vem para mostrar que sua literatura continua sendo de ponta. Vinte autores estarão presentes para se encontrar com os leitores, incluindo o prêmio Nobel de literatura de 1994, Kenzaburo Oe. Ele é autor de livros como “Uma Questão Pessoal”, onde ele relata seus questionamentos íntimos diante do nascimento de um filho deficiente, e “Notas de Hiroshima”. Oe vai participar de debates sobre Fukushima no Salão.

O Japão também vai trazer o mundo fantástico dos mangás, bastante apreciado na França, segundo maior consumidor do gênero. Vários mangakas vão estar presentes, como Taku Nishimura. Uma exposição especial será consagrada ao mangá Naruto, que completa dez anos de existência. Os eventos em torno do Japão também vão incluir uma livraria japonesa, cursos de língua e caligrafia.

Para falar de Moscou, 18 autores estarão em Paris para discutir com os leitores sobre a vitalidade cultural da capital russa e a respeito da literatura do país. O Salão de Paris também pretende abrir espaço para discutir a passagem do livro do papel para a tela. Um exemplo é a presença inédita da gigante da Internet Amazon, que vai promover o Kindle, seu leitor de livros digitais. Um novo espaço no evento vai ser dedicado aos amantes dos livros antigos e raros.

Paralelamente, um mercado de direitos audiovisuais vai reunir produtores e editores em mais de 200 encontros. O Brasil terá um estande de 90m², depois de 17 anos de ausência no Salão. Dezenas de autores estarão in loco para falar de seus trabalhos e assinar livros. Um debate especial no sábado vai reunir seis autores brasileiros da nova geração: Adriana Lisboa, Adriana Lunardi, Arthur Dapieve, João Carrascoza, Maria Valéria Rezende e Tatiana Salem Levy.

O 32° Salão do Livro de Paris acontece nos pavilhões da Porte de Versailles até o dia 19 de março. No ano passado, o evento recebeu 186 mil visitantes.


Extraído do sítio da RFI - Rádio França Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.