20 de abril de 2012

BUENOS AIRES ABRE AS PORTAS DA 38ª FEIRA DO LIVRO


Buenos Aires, 19 abr (Prensa Latina) Mais de 1.500 expositores de quase meia centena de países darão vida a partir hoje à 38ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que neste ano abre também pela primeira vez um espaço para os e-books.

Visitada a cada ano por mais de 1,25 milhão de pessoas que de maneira incansável percorrem os 45 mil metros quadrados ocupados pela exposição no centro de convenções La Rural, desta vez o encontro editorial ocorrerá sob o lema "Um futuro com livros".

O discurso inaugural da Feira, conforme anteciparam os organizadores, estará sob responsabilidade do novelista e ensaísta argentino Luis Gusmán, autor de Frasquito, considerada uma novela emblemática que retrata a década do 70 do último século.

Entre as novidades previstas para sua 38ª edição, além do Espaço Digital Zona Futuro, que oferecerá a possibilidade de entrar em contato com livros eletrônicos (e-books) e outros dispositivos de leitura existentes hoje no mercado, está uma semana dedicada à literatura latino-americana.

Durante a mesma, mais de uma dúzia de autores do Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, México, Equador, Porto Rico e Costa Rica compartilharão com seus pares argentinos opiniões, problemas literários comuns, estratégias profissionais e, sobretudo, buscarão estimular a leitura mútua.

O programa da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que se estenderá até o próximo dia 7 de maio, começou na última segunda-feira com as Jornadas Profissionais, das quais participam cerca de três mil especialistas.

Dedicadas aos negócios e à capacitação do setor editorial, neste ano as jornadas enfocaram o contexto econômico que rodeia a indústria do livro em espanhol.

Ontem, e como conclusão desta parte da programação, foram premiados o editor do ano, Luis Chitarroni, do selo A Besta Equilátera; Matías Scarabotti, como Livreiro do ano; Mariana Accame, Viajante do ano, e Walter Zúñiga Zavala, com o Prêmio Amigo ao Visitante Estrangeiro.

Também nestes três dias prévios ao início da grande festa editorial portenha ocorreram as 22 Jornadas Internacionais de Educação, que tiveram como lema "Aulas para que todos aprendam".

Nestas atividades participaram mais de mil profissionais da educação de todo o país e do Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.