15 de abril de 2012

AS ORIGENS DE VAN GOGH ESTÃO EM BRABANT - Philip Smet

(Foto: Vincent Van Gogh Stichting)
Os amantes de Van Gogh vêm de todas as partes do mundo à Amsterdã para visitar o museu dedicado ao pintor holandês. Parte deles também visita o Parque Nacional De Veluwe para ver outras obras do artista no museu Kröller Müller. Mas quase ninguém viaja para o sul da Holanda, onde o jovem Van Gogh viveu e trabalhou.

No jardim da igreja católica da vila de Zundert há uma pequena lápide com a inscrição “Vincent Van Gogh 1852”. O primeiro filho do pastor Theodorus van Gogh nasceu morto. Exatamente um ano mais tarde nasceu mais um filho. Como o nome deveria continuar na família, também foi chamado de Vincent.

No lugar da casa onde nasceu Vincent Van Gogh (1853-1890) há agora um museu. “Aqui se pode ver como ele foi formado. A paisagem, a família, as impressões. Trata-se também da fé e de como o filho de um pastor sonhava seguir os passos de seu pai e do seu avô”, esclarece a historiadora de arte Rebecca Nelemans.



Tempos de estudante

“A mãe de Vincent era de Haia. Como uma perfeita dama, ela não queria que Vincent brincasse com os meninos católicos e toscos da vila. Ele estudou apenas um ano na escola primária. Depois uma governanta passou a dar aulas para ele em casa”.

Em seguida, Vincent foi estudar num internato protestante. O ensino médio ele fez em uma escola em Tilburg. Por razões desconhecidas, foi tirado dessa escola após um ano e meio.

Turismo

A historiadora de arte Rebecca Nelemans escreveu sobre a vida de Van Gogh na província de Brabant no livro Van Gogh & Brabant. Nelemans também nasceu em Zundert. Na sua infância pouca atenção foi dada à história de Van Gogh na vila.

Nesse meio tempo, outros lugares onde Van Gogh morou (Etten, Tilburg, Nuenen) já exploraram sua ligação especial com o pintor. Eles querem que seja dada mais atenção para as raízes do artista e querem atrair mais turistas. A capital da província, Den Bosch, faz o mesmo. O museu Noordbrabants também terá uma instalação especial para Van Gogh.

Chamado

Graças às conexões familiares, o jovem Vincent acabou se envolvendo no comércio de arte: em Haia, Londres, Paris. Dessa forma, toma conhecimento do trabalho de grandes artistas. Ele também tentou, em vão, estudar para ser pastor.

A arte tornou-se seu novo chamado. Em Etten, onde seu pai trabalhava com pastor, ele começou a estudar desenho. A família de Van Gogh sofria com a ausência do filho recalcitrante, que mesmo no natal não ia à igreja. Finalmente ele foi expulso de casa. E seu irmão, Theo, passou a mante-lo financeiramente.

No entanto ele foi acolhido, alguns anos mais tarde, na casa paroquial de Nuenen. Ele pode utilizar a lavanderia atrás da casa como atelier e começou a pintar. Ele tinha então 30 anos.

Vincentro

A cidade de Nuenen planejou uma rota pela vila, onde os turistas são informados sobre essa parte da vida de Van Gogh. A antiga casa paroquial continua sendo habitada. “Vincent pintou e desenhou várias vezes a casa e seu jardim. A viela ao longo da casa chama-se Achter de Heggen, em homenagem a um desenho de Vincent”, conta Nelemans.

"Os Comedores de Batatas" - 1895
Atrás das pequenas janelas ele trabalhava como um louco. “Ele fez centenas de estudos de camponeses e pobres, e de mãos, tanto desenhos como pinturas à óleo. E também uma de suas obras primas, “Os comedores de batata”. Depois ele iria partir para Antuérpia e Paris. E então passa a usar cores em suas obras. E finalmente ele passa alguns anos no sul da França, antes que ele não suporte mais viver. Mas suas raízes estarão sempre em Brabant.


Extraído de RNW - Radio Nederland Wereldomroep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.