13 de abril de 2012

AS PÁGINAS QUE MANAUS QUER LER - Romyne Novoa

Na primeira edição da Bienal do Livro Amazonas várias atividades culturais tomarão conta do Studio 5 Centro de Convenções. O blog destaca a atividade “Livro Encenado”, que estará sob os cuidados da conceituada atriz amazonense Socorro Andrade. Os atores Chico Diaz e Caio Blat interpretarão obras de Alvaro Maia e Anibal Beça. A abertura acontece dia 27 de abril. 

Socorro Andrade é curadora do "Livro Encenado" uma das principais atividades da Bienal
E assim, o livro se abre e se personifica... E Manaus vai viver intensamente da leitura e do diálogo com escritores nacionais e internacionais com a 1ª Bienal do Livro Amazonas, o maior evento de literatura do Brasil. Dentre as atividades culturais da Bienal, Cosmopolita destaca “Livro Encenado”, com curadoria de Socorro Andrade, renomada atriz do teatro amazonense.

O “Livro Encenado” irá trazer para a Bienal atores conhecidos do público para interpretar em tom intimista obras relevantes da literatura, mas o principal protagonista será sempre o livro. Os atores serão apenas mensageiros nos 50 minutos de duração de cada sessão. O ator Chico Diaz, por exemplo, irá interpretar o livro “Gente dos Seringais”, de Álvaro Maia, um dos maiores governadores do Estado e membro da Academia Amazonense de Letras. “Gente dos Seringais” é obra perfeita para Chico Diaz que já vive intensamente o Amazonas: ele já rodou em Manaus o longa “A selva” (2002), o curta “Raiz dos males” (2008) e “A floresta de Jonathas”, longa com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

A atriz Mel Lisboa fará leitura de “Relatos de Um Certo Oriente”, de Milton Hatoum; Beth Goulart “Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector, e Caio Blat “Suíte para os Habitantes da Noite”, do saudoso escritor amazonense Anibal Beça, imortal da Academia de Letras. Socorro está em contato com outros atores, mas ainda espera confirmação: muitos estão com trabalhos agendados como novelas e apresentações no teatro.

‘Tacacá Literário’

A 1ª Bienal do Livro Amazonas ainda conta com mais três atividades culturais, a de maior destaque é o “Tacacá Literário” (uma releitura do “Café Literário” de outras Bienais), com curadoria do jornalista Rogério Pereira, graduado numa das mais importantes universidades de Madri, a Universidad Complutense e atuante em muitos eventos de literatura do Brasil. A primeira Sessão será comandada pelos escritores Marcio Souza e Thiago de Mello. Em “Conversa de Mestres”, os autores irão dialogar sobre cidadania e leitura. Outros nomes que participarão do “Tacacá Literário” são Zemaria Pinto, Jorge Tufic, Abrahim Base, Arlindo Porto, Afonso Santana.

Cenário de floresta

“Floresta de Livros”, com curadoria de Daniela Chindler, autora de livros infantis é a atividade que abre oficialmente a Bienal, com “A Casa do Coelho”. Serão 57 espetáculos com duração de 15 a 20 minutos sobre histórias populares e do folclore brasileiro, latino e africano, tudo com cenário de floresta, com palco em formato de semiarena e arquibancada.

Livre pensar

Temas atuais como violência, Enem, mídias digitais, cultura indígena e sustentabilidade serão assuntos para “Território Livre”, sob a curadoria da empresária e apresentadora Suzana Vargas. A atividade consiste em suscitar discussões abertas entre escritores, personalidade do mundo pop e cultural brasileiro e perceber as reações da juventude, num espaço que foi criado para estimular o livre pensar. Guilherme Fiúza e João Estrela, autores do livro que inspirou o filme “Meu nome não é Johnny” então entre os participantes.

A Bienal conta ainda com uma vasta programação cultural, para atender leitores de todas as idades, e também conta com 60 expositores. O escritor angolano Valter Hugo mãe e o argentino criado na Espanha Andrés Neuman serão também destaques no evento que cumpre um papel importante na sociedade de estimular a leitura e criar novos leitores, na capital e no interior do Amazonas. Provando que o mundo é um só, Cosmopolita. E assim, o livro se abre e se personifica...

Serviço:



A 1ª Bienal do Livro Amazonas acontece de 27 de abril a 6 de maio, das 10h às 22h (com exceção do dia 27, quando abrirá as portas a partir das 12h), no Studio 5 Centro de Convenções (Av. Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial). Os ingressos custam R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)

O evento é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) e apoiado pelo Sindicato Nacional dos Editores (SNEL), com realização da Fagga|LG exhibitions.

Mais informações, acesse www.bienaldolivroamazonas.com.br

Extraído do sítio A Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.