24 de abril de 2012

FESTA DE SÃO JORGE - Ceu Beça


Catalunha uma rosa e um livro com amor.

São Jorge e o Dragão
Venda de livros
Um livro e uma rosa com amor
Sempre fui devota de São Jorge, e quando fui a 1ª festa celebrada em Catalunha (Barcelona) fiquei emocionada. É uma festa com uma atmosfera de romance, lenda e literatura.

O dia de São Jorge, é o dia dos apaixonados , os casais se dão de presente uma rosa e um livro.

Os homens uma rosa para suas mulheres ou namoradas e elas um livro, de acordo com a tradição popular sobre a lenda de São jorge e o Dragão.

Neste mesmo dia se comemora o Dia Mundial do Livro e o Direito do Autor ao redor do mundo.

Cartaz da Festa de São Jorge
A Lenda popular catalã de São Jorge e o Dragão, conta que em Montblanc na Conca de Barberá, província de Tarragona (Catalunha), havia um terrível dragão que atacava o reino, matando o povo e devorando o gado. Para evitar mais prejuízos decidiu-se que todos os dias se ia entregar uma pessoa para o dragão, como um sacrifício para ser devorada.

A desgraça caiu um dia sobre a filha do rei, que teria morrido nas garras do dragão se não tivesse chegado um lindo cavalheiro chamado Sant Jordi (São jorge), que desafiou o dragão e a resgatou. Ele matou a besta com sua espada atravesando o coração e o sangue que fluiu tornou-se uma linda rosa vermelha, símbolo da paixão.

O dia de São Jorge tem um aspecto reinvindicatico na cultura Catalã e muitas varandas penduram a bandeira autonómica. Em toda Catalunha se montam barracas que vendem rosas e livros, as Ramblas(Barcelona) é a mais concorrida. Nas ultimas décadas se promove a venda dos livros com a dedicatória dos autores com um desconto no preço.

Varanda no dia da Festa de São Jorge
Dia 23 de Abril é oficialmente o dia do Livro, data que morreu Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Se realizam atividades nas Bibliotecas, shows nas ruas e a Prefeitura de Barcelona e os Palacios estão abertos ao Público.

Palau de la Generalitat
Existem varias versões desta lenda Catalã, mas esta é a que mais me apaixona,misturando o amor com a cultura.

Barcelona cumprimenta Jorge ¡¡¡¡¡¡

São Jorge
Paseo de Grácia
Ramblas
Ramblas

Extraído do blog de Ceu Beça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.