4 de abril de 2012

GLOBO LIVROS LANÇARÁ NOVO LIVRO DE LAURENTINO GOMES

Proclamação da República em 1889
A Globo Livros anunciou esta semana a assinatura de contrato para o lançamento de 1889, o próximo livro do escritor paranaense Laurentino Gomes, previsto para chegar ao mercado no segundo semestre de 2013. A obra vai tratar da queda do Império e da Proclamação da República no Brasil. Com ela, o escritor pretende concluir uma trilogia sobre a história da construção do estado brasileiro durante o século 19. No primeiro livro, 1808, lançado em 2007, Laurentino escreveu sobre a chegada da família real portuguesa de D. João ao Rio de Janeiro, fugindo das tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte. Na segunda obra, 1822, publicada em 2010, dedicou-se ao Grito do Ipiranga e ao processo de Independência, resultado direto da fuga da corte portuguesa para o Brasil. “Agora, no terceiro e último volume da série, vou explicar porque o país permaneceu como a única monarquia das Américas por mais de 67 anos e mostrar como foi a Proclamação da República, em 1889”, explica o autor.

“Para nós, é uma grande honra ter em nosso catálogo um dos mais reconhecidos autores nacionais”, afirma Mauro Palermo, diretor geral da Globo Livros. Segundo ele, a assinatura do contrato faz parte do processo de expansão, diversificação e consolidação da Globo no mercado editorial de livros. O lançamento 1889 prevê um ambicioso plano de marketing, com uma tiragem inicial de 200.000 exemplares, número recorde no Brasil na área de História. Inclui também a participação do escritor em diversos eventos literários em todo o Brasil após a chegada da obra às livrarias. “Queremos atingir rapidamente os milhões de leitores que já tiveram acesso aos livros anteriores de Laurentino e chamar a atenção de todos demais que ainda não leram, mas que se interessam por História do Brasil bem escrita e bem pesquisada”, assevera Marcos Strecker, diretor editorial da Globo Livros.

O autor

Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes, 56 anos, é atualmente o mais bem sucedido autor brasileiro na área de literatura de não-ficção. Suas duas obras anteriores venderam mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil e em Portugal e permanecem há quatro anos e meio consecutivos na lista dos livros mais vendidos nesses dois países. Quatro vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, sendo duas na categoria Melhor Livro de Não-Ficção, Laurentino também teve sua obra 1808 eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro título da Academia de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

A Globo Livros

Fundada na década de 1930, em Porto Alegre, e adquirida pelas Organizações Globo na década de 1980, a Globo Livros é uma das mais tradicionais e respeitadas editoras nacionais. Seu catálogo inclui autores clássicos nacionais como Monteiro Lobato, Hilda Hilst e Oswald de Andrade e internacionais como Herta Müller, Javier Cercas, Honoré de Balzac, Marcel Proust e Samuel Beckett. Entre seus sucessos recentes está o livro Ágape, do padre Marcelo Rossi, obra recordista em todos os tempos e todas as categorias do mercado brasileiro, com mais de sete milhões e meio de exemplares vendidos até agora. “A chegada de Laurentino só vem reforçar essa longa história de sucesso de uma editora que tanto tem contribuído para a difusão da leitura e a melhoria da educação no Brasil”, afirma Mauro Palermo. 


Extraído do sítio Paranashop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.