13 de abril de 2012

LIVRO-REPORTAGEM RELATA COMO O BRASIL PARTICIPOU DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - Anderson Scardoelli

O jornalista Marcelo Monteiro, de 39 anos, estreia como escritor com U-507 – O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra, pela Editora Schoba. A obra, que tem o prefácio de Luís Fernando Verríssimo e lançamento previsto para 16 de agosto durante a Bienal do Livro de São Paulo, traz informações sobre os fatos que fizeram o então presidente Getúlio Vargas definir a presença de tropas brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942.


O livro-reportagem de Monteiro relembra que o submarino alemão U-507 torpedeou cinco navios nacionais, no litoral de Sergipe e da Bahia, entre os dias 15 e 17 de agosto de 1942, causando a morte de 607 brasileiros. O jornalista publica que uma semana após os ataques, o Brasil entrava em conflito armado contra Itália e Alemanha. A produção chegará ao mercado na data que este episódio completa 70 anos.

Com mais de 300 páginas e sendo o resultado de três anos de pesquisa do jornalista, o livro conta detalhes dos afundamentos dos barcos Baependy, Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba e Arará, mostrando o sofrimento das vítimas da ação nazista. A situação de náufragos sobreviventes que por mais de dois dias sem água ou comida também estão presentes na obra de Monteiro, por meio de entrevistas.

Além de localizar e entrevistar sobreviventes dos naufrágios no litoral do País, Monteiro teve acesso ao diário de bordo do comandante do submarino alemão, Harro Schacht. Com o material, o livro divulga o cotidiano do próprio submersível, corrigindo alguns equívocos históricos, como o de que todos os vapores brasileiros teriam sido afundados com dois torpedos (somente o Baependy recebeu dois disparos).

Extraído do sítio Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.