23 de abril de 2012

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO, ESCRITORES QUEREM PROMOÇÃO DO PORTUGUÊS NO MUNDO - Eleutério Guevane

No Dia Mundial do Livro, escritores querem promoção do português no mundo.

Dia Mundial do Livro

Neste 23 de abril, a Unesco marca o Dia Mundial do Livro. Em entrevista à Rádio ONU para uma reportagem especial, escritores de língua portuguesa afirmam que o idioma precisa de mais apoio para promoção em todo o mundo.

Autores do Brasil, de Portugal, de Angola e do Timor-Leste juntaram-se a outros profissionais da palavra também para comemorar a data que celebra ainda o Dia dos Direitos do Autor.

Papel do Português

Segundo a Unesco, os idiomas mais traduzidos são francês, alemão e espanhol. Neste ano, o Dia Mundial do Livro escolheu como tema a tradução.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de Luanda, o escritor angolano Alcides Sakala sugeriu uma reflexão sobre o papel do português.

"As línguas mais influentes do mundo impuseram-se, hoje, por força da capacidade política e económica dos países detentores dessas línguas. Temos, por exemplo, a língua inglesa. Talvez o que faltasse é um maior empenho dos próprios regimes instituídos no sentido de puder incentivar a necessidade da universalização da língua portuguesa", referiu.

O escritor e tradutor, Rubens Figueiredo, comentou, do Rio de Janeiro, o significado da escrita.

Linguagem Verbal

"O trabalho de escrever, escrever um livro próprio, também compreende uma tradução. Quando você escreve um livro, escreve um conto, ou até um poema, nós partimos de impressões, imagens, sentimentos, ideias, que muitas vezes não se apresentam em forma de linguagem verbal. Porém, como escritor, nós temos de traduzir essas impressões, ideias, sentimentos e imagens, em linguagem verbal, em português. E isso é um trabalho de tradução."

O Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril, data dos aniversários de morte do poeta inglês, William Shakespeare, e do espanhol, Miguel de Cervantes.

Extraído do sítio Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.