18 de abril de 2012

OBSERVAR OS DRAGÕES NA CIDADE PROIBIDA


O dragão é o quinto signo do horóscopo chinês e é o único animal que não existe na realidade. Na ótica dos chineses, o dragão é dominador entre todos os animais e possui forças extraordinárias. Por isso, eles se consideram "descendentes do dragão". O dragão também é símbolo de poder e de posição social, daí todos os imperadores se denominarem "filhos do dragão".

No museu da Cidade Proibida, o totem de dragão encontra-se por todos os lados, a cultura desse animal misterioso foi exteriorizada ao máximo.

Hoje, temos o prazer de ter o guia voluntário da Cidade Proibida, Sr. Gao Tongsheng, conosco. Ele vai nos levar para uma visita a esse monumento e observar de perto os dragões da Cidade Proibida.

"Há tantos dragões aqui no Palácio Imperial que são incontáveis. Nos telhados, beirais, nas vigas, escadas, sem falar do trono do imperador no Salão da Harmonia Suprema, que se chama 'trono do dragão', da vestimenta de corte do imperador, que é o 'vestido do dragão', a cama onde dormia o imperador, que tem o nome de 'divã do dragão'. Concluindo e resumindo, os dragões são tantos, que são incontáveis."


Ao entrar na maior porta do Palácio Imperial, o Pavilhão da Harmonia Suprema, exatamente a sua frente, você vê o Salão da Harmonia Suprema. Ao longe, céu azul, telhas amarelas, parede vermelha e o pavimento de mármore branco, tudo é impressionante. E nesse salão de alto nível, naturalmente, há um número maior de figuras decorativas de dragão. De acordo com uma contagem cuidadosa que foi realizada, o número total de dragões no Salão da Harmonia Suprema é de 13.844.

Com a pressa de conhecer os tijolos de ouro e os inúmeros dragões no Salão da Harmonia Suprema, na maioria das vezes, os turistas ficam espantados com a grandeza da galeria, suspiram já com os pés a subir apressadamente as escadas. Possivelmente, acabam sem prestar atenção na cabeça dos dragões que estão escondidos por baixo das três plataformas. À primeira vista a cabeça dos dragões parece ter apenas uma função decorativa. Mas, na verdade, não é tão simples quanto parece. Vamos ouvir a explicação do Sr. Gao Tongsheng.

"Agora, chegamos às três plataformas do Salão da Harmonia Suprema. A mais vistosa é a escadaria de mármore branco, com oito metros de altura. Nestas três plataformas, vemos muitas colunas de pedra, que se chamam Wangzhu. No total, são mais de 1.400 e, por baixo de cada coluna, há uma cabeça de dragão. Dentro da boca aberta de cada dragão há um pequeno furo. Esse orifício tem uma função prática de drenagem. Usando outras palavras, a drenagem da água estagnada das três plataformas depende completamente desses furos."


Os três maiores salões da Cidade Proibida, o Salão da Harmonia Suprema, Salão da Harmonia Central e Salão da Harmonia Preservada, sem exceção, erguem-se por cima das três plataformas construídas em mármore branco, que ocupam uma área de 2.500 m². Para evitar a estagnação da água nos dias de chuva, foram instalados canais de drenagem nas três plataformas, que são justamente as 1.142 cabeças de dragão de pedra abaixo das colunas, erguidas na borda das plataformas. O entorno é mais baixo do que a parte central e, naturalmente, o curso da chuva corre para o redor das plataformas, sendo despejado pelas 1.142 bocas de dragão. Assim, forma-se uma "cachoeira de mil dragões".

Esse desenho é prático e ao mesmo tempo poético. Os nossos ouvintes podem imaginar que num dia de chuva forte, um fio de água brota das bocas dos dragões que cercam os três salões. A imagem deve ser espetacular!

Subindo as três plataformas, chegamos à porta do Salão da Harmonia Suprema e os 13.844 dragões deslumbram nossa visão. Com certeza não é estranho imaginar um imperador sentado no seu trono, a olhar os seus cortesãos o saudarem. Também se tem, com certeza, alguma ideia sobre a vestimenta de corte amarela do imperador. Mas alguma vez, você imaginou ou observou bem as figuras do traje?


O "vestido de dragão" é a vestimenta de corte do imperador, na qual há figuras de dragão bordadas. E além disso, ainda há outras figuras de "menor importância", você sabe quais são elas?

"No vestido de corte do imperador, além dos nove dragões, ainda há 12 figuras. As principais são sol, lua, estrela, dragão, montanha, pássaro, fogo e algas, no total são 12 figuras."

Cada figura tem um significado. Por exemplo, sol, lua e estrela representam a infinita graça real, que brilha nos quatro cantos do mundo. A montanha exemplifica o caráter estável, o poder e a capacidade do imperador de administrar todo o país. O dragão, suas inúmeras transformações e sua onipotência, indicam que os imperadores conseguem tratar de qualquer assunto conforme as situações em que estão inseridos.


Extraído do sítio da CRI - Rádio China Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.