15 de abril de 2012

WILLIAM BOYD VAI ESCREVER O NOVO LIVRO DA SÉRIE JAMES BOND

Boyd diz ter um fascínio pelo criador de Bond, Ian Fleming (Foto: Jacques Demarthon/AFP)

William Boyd foi escolhido para escrever o próximo romance de James Bond. Depois de Sebastian Faulks e de Jeffery Deaver, o autor de "A praia de Brazaville" vai fazer a personagem regressar aos anos 1960. O romance ainda não tem título e será publicado, em 2013, no Reino Unido e nos EUA.

“Quando a Fundação Ian Fleming me convidou para escrever o próximo romance de James Bond aceitei logo!”, diz o escritor citado no comunicado de imprensa enviado pela agência britânica Colman Getty.

“O projecto pareceu-me incrivelmente excitante e estimulante – o desafio de uma vida”, acrescenta o escritor, que recebeu do pai, nos anos 1960, os romances da série James Bond e os leu todos. “O meu preferido é ‘From Russia with Love’”, diz William Boyd, que já foi crítico de televisão, professor de literatura inglesa na Universidade de Oxford e é argumentista e realizador de cinema. A partir daí começou a ficar tão intrigado com a figura de Ian Fleming que escreveu sobre ele em inúmeras ocasiões.

“O fascínio foi tão longe que o coloquei como personagem no meu romance ‘Viagem ao fundo de um coração: os diários íntimos de Logan Mountstuart’, em que ele é o responsável por recrutar o protagonista do romance, Logan Mountstuart, para a Naval Intelligence Division durante a II Guerra Mundial”, diz o escritor que nasceu em 1952, em Acra, no Gana e vive em Inglaterra. 

William Boyd trabalhou também com três dos actores que interpretaram James Bond no cinema nos últimos anos. Sean Connery, Pierce Brosnan e Daniel Craig entraram em filmes cujos argumentos William Boyd escreveu (“A Good Man in Africa”; “Mr Johnson” e “The Trench” que também realizou). Esta é outra coincidência que ele considera promissora para a tarefa que agora terá de desempenhar. 

O autor de “A praia de Brazaville” (Presença) “Inquietude”, “Viagem ao Fundo de um Coração” “Tempestade”, “No Coração de África” (todos publicados em Portugal pela Casa das Letras) é o terceiro escritor a ser convidado pela Fundação Ian Fleming para escrever um romance sobre o célebre agente 007. O primeiro foi o britânico Sebastian Faulks que escreveu “A Essência do Mal” (editado em Portugal pela Civilização), publicado, em 2008, para comemorar o centenário do nascimento de Ian Fleming. A seguir a Fundação Ian Fleming convidou, para escrever uma nova aventura de Bond, o norte-americano Jeffery Deaver que lançou, em 2011, “Carta Branca” (o romance acaba de ser lançado, em Portugal, pela Porto Editora). 

O novo James Bond ainda não tem título mas vai ser publicado no Reino Unido no Outono de 2013 pela Jonathan Cape – que era a editora original de Ian Fleming (1908-1964) e é uma chancela da Vintage Publishing – e será publicado simultaneamente pela HarperCollins nos Estados Unidos e no Canadá. 

Embora os detalhes e o título da próxima aventura de 007 ainda sejam secretos, William Boyd revelou que o livro que vai ser publicado no próximo ano vai marcar o regresso ao ‘Bond clássico’ e a acção do livro acontece em 1969.

Além da publicação deste romance, 2013 vai ser um ano importante para Bond porque passam 60 anos desde que Ian Fleming escreveu o primeiro romance de James Bond, “Casino Royal” que foi publicado pela editora inglesa Jonathan Cape, em 1953.

O editor britânico Dan Franklin, da Jonathan Cape, considera fantástico este regresso das aventuras de Bond à editora onde foi publicado pela primeira vez, ainda mais um regresso feito pelas mãos de William Boyd. “Não consigo pensar em ninguém com mais qualificações do que ele”, acrescenta citado no comunicado de imprensa.

O seu mais recente romance, “Waiting for Sunrise”, foi publicado em Fevereiro no Reino Unido e sairá este mês nos EUA.


Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.