15 de abril de 2012

ABRAÇO AO GUAÍBA ACONTECERÁ NO DIA 21, DURANTE O HANAMATSURI - Adriane Bertoglio Rodrigues

Durante os dois dias de evento, entre 10h e 19h, várias atividades, com palestras sobre temas relacionados à educação pela paz, sustentabilidade e cuidados com o ambiente.


Porto Alegre sedia, pela primeira vez, o Hanamatsuri, ou Festival das Flores. A comemoração ao nascimento de Siddharta Gautama, o Buda Shakyamuni, foi criada em 8 de abril de 566 A.C., e se espalhou pelo mundo.


Neste ano, na capital gaúcha, o festival acontece dias 21 e 22 deste mês, na Usina do Gasômetro, e é realizado pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva e pelo Jisui Zendô Sanga Águas da Compaixão, com apoio da Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (Agapan), Movimento de Cicloativistas, Massa Crítica, Clube Náutico Veleiros do Sul e Prefeitura.

Durante os dois dias de evento, entre 10h e 19h, várias atividades, com palestras sobre temas relacionados à educação pela paz, sustentabilidade e cuidados com o ambiente. A solenidade de abertura será no sábado (21/4), às 10h, no palco principal da Usina, com palestra da Monja Isshin, sobre “O simbolismo do Hanamatsuri na cultura japonesa e sua inserção na cultura do RS”, e com Lama Padma Samten, sobre “A vida de Buda”. À tarde, às 16h, está previsto o Abraço ao Guaíba, com expectativa de ampla participação de ambientalistas, movimentos sociais e comunitários, representantes de ONGs, estudantes, autoridades e público em geral. No domingo (22/4), Dia Mundial do Planeta Terra, também às 10h, acontece Cerimônia inter-religiosa de Cura do Meio Ambiente, com saída para um passeio ciclístico.

O presidente e o conselheiro da Agapan, Francisco Milanez e Celso Marques, farão um bate-papo no sábado (21), a partir das 15h, sobre a história do movimento ambiental no RS, a realização da Rio+20, as alterações propostas pelo novo Código Florestal, que deve ser votado pelo Congresso Nacional no próximo dia 24, e a história Tomada ou Subida da Chaminé do Gasômetro, em 1988, por ambientalistas da Agapan, contra a construção de prédios junto à Orla do Guaíba. Em seguida, acontece o Abraço ao Guaíba.

Para o Festival das Flores estão previstas apresentações de Taiko (tampores japoneses), oficinas de origami, ikebana e exposição e comercialização de artesanato, bonsais e pratos típicos orientais. Haverá ainda espaços de meditação, de curta com Shiatsu e de divulgação da cultura japonesa, tibetana, gaúcha, negra, indígena e andina.

Hanamatsuri significa “festa das flores” nome dado por causa da história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.

A programação pode ser conferida nos sites cebb.org.br e aguasdacompaixao.wordpress.com.


Extraído do sítio EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.