7 de maio de 2012

MITOS DA RÚSSIA: OS ESCRITORES

Na foto: escritores eminentes russos Anton Tchekhov e Lev Tolstoi. Foto: RIA Novosti 
“Na Rússia, um poeta é mais do que poeta”, - proferiu certa vez Evgueni Evtuchenko. Com efeito, a muitos russos é inerente a fé perpétua e um pouco idealista na força do Verbo. Mas existe um problema: a tradução de poesias é bastante difícil – por um lado, existe o perigo de perder o sentido da poesia, por outro, deturpar o estilo e o ritmo. Neste plano, a situação de um prosador é evidentemente melhor... Mas resulta que o problema não consiste na tradução...

Prossegue no tema Vladimir Kataiev, doutor em filologia, catedrático da história da literatura russa da Universidade “Lomonossov”, de Moscou.

“Pode-se afirmar que a literatura russa é um dos principais patrimônios da Rússia e do nosso povo, que fazem parte da cultura mundial. Se um russo vai a um país estrangeiro, por mais distante que seja, e tem a oportunidade de conversar com uma pessoa mais ou menos culta, descobre que ao falar da Rússia o seu interlocutor menciona, em primeiro lugar, os nomes de escritores russos. Descobre também que o conceito do estrangeiro não coincide exatamente com o nosso, digamos, “panteão” dos grandes nomes. Com efeito, qualquer pessoa instruída, e mesmo não muito instruída, conhece os nomes dos grandes romanistas, - Tolstoi e Dostoievski. A dramaturgia de Tchekhov, especialmente as suas peças podem ser vistas nos palcos da África do Sul e da Nova Zelândia, sem falar dos países da Europa e da América. Eis um total de quatro – cinco nomes,- pode-se acrescentar ainda Gogol, - que são realmente bem conhecidos e vieram à cultura mundial dos tesouros da nossa cultura e da nossa língua.

Pode-se afirmar que a história moderna da Índia desenvolvia-se, em grande parte, sob a influência do poderio genial de Tolstoi. Muitas pessoas nos países do Leste e do Oeste apontam Tchekhov na qualidade do seu preceptor espiritual. Por exemplo, no Japão existe um verdadeiro culto de Tchekhov. Os nomes dos escritores do século XX, especialmente dos que exerceram influência direta sobre o desenrolar de acontecimentos na União Soviética, na Rússia e, mais tarde, no mundo inteiro, são, certamente, bastante bem conhecidos. Pode-se mencionar Sojenitsin e Gorki.... Após um certo período de olvido, este último é apreciado novamente como dramaturgo e escritor magnífico. No século XIX, isto é, na sua época áurea, a literatura russa era realmente um púlpito geral das idéias políticas, sociais e filosóficas.

O mais importante, porém, é que ela era altamente artística, era tesouro do Verbo, que exercia influência não somente sobre o juízo da pessoa, mas também sobre o seu espírito e coração. Durante a segunda metade do século XIX,- isto é, um lapso de tempo relativamente curto, - nenhuma literatura do mundo conseguiu apresentar um constelação tão brilhante de nomes, como a russa. No século XX a nossa literatura já não era mais interpretada no resto do mundo separadamente do desenrolar histórico de acontecimentos, daquilo que se passava na União Soviética, da influência que estes eventos exerciam sobre os destinos do mundo inteiro e de toda a humanidade.

Certamente, a literatura moderna russa absorve as tradições dos seus grandes antepassados. A magnitude da Rússia é, em grande parte, a magnitude da sua cultura, em primeiro lugar, da sua literatura. A beleza e a riqueza do Verbo russo continuam existindo na nossa língua e, em primeiro lugar, na nossa literatura. E o mundo inteiro já avaliou a capacidade da nossa literatura de exprimir o espírito do povo, a sua mentalidade, a sua consciência e a sua alma.”


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.