4 de maio de 2012

ANGOLA ATENTA AO CRESCIMENTO LITERÁRIO

Exposições bibliográficas, sessões de leitura palestras, entre outras actividades, marcaram as celebrações do Dia Mundial do Livros e dos Direitos do autor, assinalado segunda-feira última.

Em Luanda, as actividades tiveram como palcos referenciais a Biblioteca Nacional de Angola, a Casa de Cultura Brasil Angola, Campus Universitário no Camama, colégios e centro infantis.

Ao pronunciar-se sobre o assunto, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, realçou que a promoção do livro e da leitura conduz os leitores ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Manifestou o seu compromisso de continuar a trabalhar para a promoção do livro, para que os escritores que se dedicam à literatura infantil possam ter maior possibilidade de edição das suas obras.

Nesta perspectiva, a apresentação da “Gazeta do Jardim” nº 2 é, no entender da governante, uma satisfação, estando, segundo ela, criadas as condições para fazer chegar a referida publicação às demais províncias, para que os mais novos possam conhecer, de facto, os contos, provérbios de Angola, adivinhas, história, o património e a literatura que os ajudarão no conhecimento do país.

Caracterizou o livro como um instrumento capaz de favorecer o desenvolvimento económico e social, adiantando que a protecção dos direitos de autor constitui uma via de estímulo à criação e ao trabalho intelectual.

Agradeceu aos escritores que permitiram o ensaio do projecto, manifestando esperança de que se possa aumentar o número de escritores interessados na literatura infantil, contribuindo assim para o seu enriquecimento.

Por sua vez, a directora da Biblioteca Nacional de Angola, Maria José Ramos, avançou que a data ora assinalada é importante para a reflexão em torno do incentivo à leitura, valorização dos autores, à problemática da protecção dos direitos dos autores e para todos aqueles que estão envolvidos no processo do livro. A continuar assim, adiantou, multiplicar-se-ão esforços para Angola seja transformada num país de leitores, tendo em atenção, a importância da leitura e o seu papel em todo processo de desenvolvimento de capital humano. “Estamos a reconstruir o nosso país e precisamos de pessoas capazes de o desenvolver e a leitura tem um papel fundamental no processo de formação”, enfatizou Maria Ramos.

Este ano, a Unesco (Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura) tem como lema da efeméride “Livros e Tradução”, considerando que a celebração coincide com o 80° aniversário do Index Translationum, uma bibliografia internacional de traduções, publicada por essa agência especializada das Nações Unidas e que constitui uma ferramenta única para monitorar as traduções de publicações no mundo.

Dia 23 de abril: Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral
O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi instituído pela Unesco em 1995 para render tributo ao livro e aos seus autores, em homenagem a grandes nomes da literatura universal que nasceram e faleceram na mesma data..

Extraído do sítio O País Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.