4 de maio de 2012

CONHECENDO A AMSTERDÃ DE ANNE FRANK - Belinda Van Steijn

Foto: (c) Anne Frank Stichting)
‘Annes Amsterdam’. Este é o nome de um novo aplicativo para celulares inteligentes lançado esta semana pela Fundação Anne Frank. O aplicativo mostra o que aconteceu em Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial. O foco principal é a história de Anne Frank.

Usuários do aplicativo podem ver um mapa da cidade no qual há fotos antigas sobrepostas à cidade como é hoje. “Ligando passado e presente, pode-se ver a cidade por olhares diferentes e os acontecimentos da guerra ganham mais vida”, segundo a Fundação Anne Frank.

Com Anne pela cidade

Os turistas são guiados através mapa de Amsterdã. Há imagens de Anne Frank com suas amigas na praça Merwedeplein, da entrada das tropas alemãs no Rokin e da razia na praça Jonas Daniël Meijerplein. Numa das primeiras páginas do aplicativo pode-se ver um vídeo no qual uma velha amiga de Anne, Hannelli, descreve o primeiro encontro que tiveram.

Usuários do aplicativo podem selecionar trinta pontos durante seu passeio e guardá-los num álbum digital. No mapa da cidade é possível ver onde fica cada um dos pontos, que também podem ser enviados por e-mail a amigos ou à sua própria página do Facebook ou Twitter.

Histórias contadas por testemunhas

O aplicativo também é ligado a um website onde estão histórias nunca antes publicadas na internet de testemunhas, judias e não-judias, sobre o período da ocupação nazista.

Uma campanha de pôsteres em Amsterdã avisa os visitantes sobre o aplicativo. A campanha foi paga pelo cinema Tuschinski, que ofereceu o dinheiro arrecadado com o leilão do antigo tapete de seu hall à Fundação Anne Frank. Esta monumental sala de cinema foi construída em 1921 pelo cinéfilo judeu Abraham Tuschinski.

O aplicativo ‘Annes Amsterdam’ está disponível gratuitamente em holandês, inglês e alemão, para celulares inteligentes com iOS, Android e WP7.


Extraído do sítio RNW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.