12 de maio de 2012

DIA NACIONAL DA MPB É UMA HOMENAGEM A CHIQUINHA GONZAGA


A presidenta Dilma Rousseff sancionou esta semana a Lei 12.624, que estabelece 17 de outubro como o Dia Nacional da Música Popular Brasileira. O dia foi escolhido por ser o do nascimento da compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935). O texto foi publicado no edição de ontem do Diário Oficial da União.

O projeto original, do deputado Fernando Ferro (PT-PE), é de 2003. “A música é, entre todas as manifestações artísticas brasileiras, a que mais acentuadamente revela a riqueza de nossa diversidade cultural e regional”, afirmou o parlamentar na apresentação da proposta.

“A adoção desse dia é uma forma de homenagear a primeira maestrina do país, que, em pleno século XIX, quando predominava a música europeia nos salões da aristocracia brasileira, desafiou os costumes de sua época e ousou trazer os ritmos africanos para suas composições musicais.” Ferro acrescenta que Chiquinha Gonzaga era “um mulher antenada com as grandes questões de seu tempo” – lutou pela abolição da escravatura e pela causa republicana, além de ser precursora na luta por direitos autorais.

A sua música mais célebre é a marcha-rancho “Ó Abre Alas”. Mas Chiquinha também é lembrada pela sua independência. Separou-se do marido imposto, um escândalo para a época. Teria dito que não conseguia ver a vida sem harmonia.


Extraído do sítio Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.