15 de maio de 2012

LEVANTAMENTO DO SETOR LIVREIRO EM 2011



A Associação Nacional de Livrarias (ANL) realizou, no período de março a abril de 2012, o Levantamento Anual do Segmento de Livrarias junto a suas associadas, para identificar o comportamento do setor livreiro em 2011. O índice médio para 2011 comparativamente ao ano de 2010 foi de 5,26%, abaixo da inflação brasileira, que nesse mesmo período foi de 6,5%. Embora o segmento livreiro demonstre um crescimento, este aumento inferior à inflação demonstra a real queda no preço final do livro, já divulgado em outras pesquisas do setor. 

No Levantamento identificou-se que 21,88% têm um faturamento anual menor que R$ 1.2 milhão, contra os 32,35% apresentados em 2010; um reflexo direto do fechamento das pequenas livrarias (com até 2 lojas) no Brasil. Já a faixa R$ 1,2 milhão e R$ 9,6 milhões passou de 29,41% para 34,88%, identificando a expansão nas redes de até 5 lojas. 

O segmento que engloba redes com mais de 5 lojas (veja no final desta apresentação o detalhamento sobre o número de livrarias no Brasil), e que hoje representam 19% das 3.481 livrarias de todo o país do número total de pontos de vendas, detêm 43,75% do faturamento do setor, dos quais apenas 19% faturam acima de 20 milhões.

O Levantamento Anual do Segmento de Livrarias de 2011 da ANL evidencia, ainda, que para cerca 70% dos pesquisados a venda de livros representa 56,25% de todo o faturamento da livraria. 

“Um segmento de várias vertentes, que cada vez mais tende para uma concentração. Nos últimos cinco anos temos presenciado o fechamento das tradicionais livrarias de bairro, que segundo demonstra este Levantamento, têm o livro como seu principal produto, muitas vezes representando entre 80% e 90% de seu faturamento, não conseguindo acompanhar a concorrência predatória”, reforça Ednilson Xavier, presidente da ANL. 

“Mas também identificamos neste Levantamento de 2011 um amadurecimento do Setor, em que 90,91% dos livreiros entrevistados deverão investir em outros segmentos de seus negócios, um aumento de 12,78%, comparativamente ao ano de 2011, assim como na capacitação profissional e no mundo digital”, completa Xavier.

Exemplares vendidos: 

Entre os entrevistados: 3,57% vendem até 10 mil livros por ano; as faixas que agregam as vendas entre 10 e 50 mil livros/ano representam 25%; vendas acima de 50 até 250 mil exemplares, 25%; de 250 até 500 mil unidades numa pequena faixa de 14,29, e acima de 500 mil unidades, 32,14%.

O mundo digital ganha força também junto às pequenas e médias livrarias. “As vendas eletrônicas tiveram uma pequena elevação e passaram de 48,57%, em 2010, para 57,58% neste último período”, enfatiza Guto Kater, vicepresidente da ANL, que também analisa a venda de outras plataformas e comercialização de livros: “Entre os que ainda não comercializam o livro eletrônico, 88,89% pretendem trabalhar com este produto, dos quais 62,50% já em 2012; 37,50% nos próximos 3 anos, e apenas 4,17% a longo prazo. Para outros formatos, a adesão já se encontra mais avançada; 81,82% já trabalham com audiolivros e 63,64% comercializam livros sob demanda”, finaliza.

Vendas Eletrônicas:
  • Para 63,17 %, a venda por e-commerce representa até 5% do faturamento;
  • Para 10,53 %, a venda por e-commerce representa entre 5% e 10% do faturamento;
  • Para 21,05 %, a venda por e-commerce representa entre 10% e 15% do faturamento;
  • Para 5,25 %, a venda por e-commerce representa acima de 15% do faturamento.

Investimentos para 2012:


Um total 90,91% dos livreiros entrevistados deverão investir em vários segmentos de seus negócios, um aumento de 12,78%, comparativamente ao ano de 2011:
  • 73,33% na capacitação profissional 
  • 63,33% em ampliação ou reforma de lojas
  • 53,33% investimento em tecnologia 
  • 26,67% em abertura de novas lojas
  •   3,33% em outras áreas
“Acreditamos que cada vez mais o livreiro reconhece que as livrarias brasileiras, assim como no mundo, passam por um período de  grande  transformação. Como um formador de leitores, suas atividades transcendem hoje a venda  passiva  do livro:  elas se  transformaram  em centros culturais e de entretenimentos, prestadores  de serviços, e abrem espaço para outros produtos correlatos, sem sua descartar sua missão principal fomentar o livro, em seus diversos formatos, e leitura. Dessa  forma, as livrarias podem sim voltar a ganhar espaço em localidades  mais distantes”, finaliza Xavier.

As cinco áreas de maior representatividade no faturamento de 2011*

O levantamento não apresenta porcentagens deste aumento comparativamente a 2010. A questão apenas solicita as áreas de maior crescimento.

2010
  • 1º Infantojuvenil
  • 2º Autoajuda/ Esotéricos
  • 3º Acadêmicos
  • 4º Lit. geral – Ficção
  • 5º Lit. geral – Não Ficção
2011
  • 1º Literatura estrangeira
  • 2º Infantojuvenil
  • 3º Acadêmicos
  • 4º Autoajuda/Esotéricos
  • 5ª Didáticos
*  Em 2010, a Literatura Estrangeira e Nacional estavam juntas e separadas por ficção e não ficção. Em 2011, separamos a Literatura Estrangeira da Nacional e juntamos ficção e não ficção.

As cinco áreas que mais cresceram em vendas em 2011*

O levantamento não apresenta porcentagens deste aumento comparativamente a 2009. A questão apenas solicita as áreas de maior crescimento. 
2010
  • 1º Infantojuvenil
  • 2º Literatura Geral – Ficção
  • 3º Literatura Geral – Não Ficção
  • 4º Acadêmicos Ciências Humanas/Sociais
  • 5º Autoajuda/Esotérico
2011
  • 1º Infantojuvenil
  • 2º Literatura Geral Estrangeira
  • 3º Autoajuda/Esotéricos
  • 4º Literatura Geral Brasileira
  • 5º Acadêmicos Ciências Humanas/Sociais
* Em 2010, a Literatura Estrangeira e Nacional estavam juntas e separadas por ficção e não ficção. Em 2011 separamos a Literatura Estrangeira da Nacional e juntamos ficção e não ficção.

Os 10 mais vendidos em 2011:
  • Ágape
  • A Cabana
  • Querido John
  • Steve Jobs
  • Porque os homens amam as mulheres poderosas
  • Guia Politicamente Incorreto
  • O Pequeno Príncipe
  • As Esganadas
  • Mulheres inteligentes, relações saudáveis
  • Diário de um banana (vários títulos da série)
Estados onde estão localizadas as lojas: 24 Estados Brasileiros

Número de lojas que representam: 333 lojas

Segundo o último Levantamento da ANL, temos 3.481 livrarias, das quais  1.751 estão localizadas nas capitais brasileiras e 1.829 na região Sudeste do país.

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