7 de maio de 2012

OS VESTUÁRIOS COLORIDOS DA ETNIA YI

Zhaojue é um distrito que fica no sudoeste da província de Sichuan, no canto sudoeste da China. É a região com a maior população de habitantes da etnia yi, que representam 97,3% do total da população local. Zhaojue é também o centro cultural desta minoria étnica, que possui um vestuário muito colorido e delicado. No programa de hoje, vamos conhecer a cultura dos trajes da etnia yi.

Zhaojue, Liangshan, Sichuan, China
No Centro de Estudos da Cultura do Vestuário da Etnia Yi e Centro de Profissionalização de Jovens de Zhaojue, mais de 20 empregados produzem as roupas típicas dos yis. Pintura de desenhos, corte de tecidos, bordado de flores e costura de diferentes partes da roupa, todos os processos se unem para fazer um traje requintado. Airi Zamo está bordando um avental com muita atenção. Anos atrás, ela ainda era uma mulher do campo. Agora, através da produção de roupas da etnia yi, ela já tem renumerações estáveis todos os meses. Hoje em dia, além de ser usados pelos habitantes da própria etnia, as vestimentas da etnia yi também são vendidas para turistas. Airi Zamo fica muito contente:

"Antigamente, as roupas da etnia yi eram feitas para nós próprios vestirmos e só as usávamos nos festivais. Com o passar do tempo, as roupas tradicionais foram renovadas para ser mais modernas e já podem ser vendidas para outros lugares. Com isso, passamos a ter uma renda fixa, o que não podia ser imaginado antes."


O vestuário é um representante típico da cultura da etnia yi. Por questões geográficas, os yis estão espalhados em diferentes grupos e suas vestimentas variam significativamente. A maioria das mulheres yis usa calças compridas, exceto as da região Xiaoliangshan e da província de Yunnan, que sempre usam saia. As barras das calças femininas de alguns grupos também têm bordados muito bonitos. A cor de rosa e o preto são as cores básicas dos trajes yis e os bordados e ornamentos têm as cores vermelho, amarelo, azul e verde, entre outras.

O centro cultural da etnia Yi, Zhaojue, criou o Centro de Estudos da Cultura do Vestuário da Etnia Yi e Centro de Profissionalização de Jovens para desenvolver diferentes tipos de produtos de vestuário, criando postos de trabalho para as mulheres da etnia. O funcionário do governo de Zhaojue, Sun Tianhao, avalia:

"Muitos habitantes locais participaram da pesquisa, produção e venda das roupas da etnia yi e os produtos já têm uma marca própria. Acho que as vestimentas da etnia yi já se tornaram um cartão de visita para Zhaojue e vão ser conhecidos pelo mundo."

Em Shaojue, há um Museu de Trajes da Etnia Yi. Uma funcionário do museu, Budian Yingmin, afirmou que a yi é uma etnia que veste sua cultura no corpo. "Você nunca vai encontrar duas roupas totalmente iguais da etnia yi." Ao falar sobre o vestuário da própria etnia, os yis se mostram muito orgulhosos. Isso não é ser vaidoso. Os trajes contam com mais de 300 estilos e milhares de ornamentos e desenhos. Segundo ela, os yis usam diferentes roupas em diferentes ocasiões, como, por exemplo, cerimônias de casamento, funerais e guerras.


Os yis que moram nas montanhas gostam de vestir a tsalva, um tipo de capa feita de lã. A tsalva, que é sempre preta, chega até o joelho e tem bainha na barra.

Os homens vestem casacos pretos com mangas estreitas e calças amplas. Os casacos das mulheres casadas têm barras multicolores nos colarinhos e mangas. As meninas vestem vestidos infantis em cores vermelho e branco antes dos 15 anos de idade e têm uma única trança. Aos 15 anos, elas participam de uma cerimônia chamada de Shalaro, que significa trocar o vestido infantil, entrançar duas tranças e usar orçamentos da orelha.

Além das roupas, os yis também dão muita atenção aos ornamentos na cabeça, que, não têm só função decorativa, mas também mostram o status social da pessoa.


Extraído do sítio CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.