25 de junho de 2012

ACORDO ORTOGRÁFICO: '...MAS NADA PARA OS BOMBEIROS' - Pasquale Cipro neto

Ainda somos surpreendidos por casos que comprovam que o "(Des)Acordo" é mesmo uma bobajada.



O LEITOR habitual deste espaço sabe que não "frequento" (nem tenho) Twitter, Facebook etc. Foi um dos meus filhos quem me cantou a bola sobre uma frase postada há duas ou três semanas por bombeiros no Facebook (ou terá sido no Twitter?). Era algo como "Acidente na rua X, acidente na rua Y, mas nada para os bombeiros".

Como entender esse "para" pós-(Des)Acordo Ortográfico? Como verbo? Ou como preposição? Os mais afoitos talvez digam que esse "para" é verbo, já que, depois que se apresenta uma sequência de atividades para as quais normalmente se convocam os bombeiros, diz-se que nada é capaz de detê-los, ou seja, nada é obstáculo, nada para (interrompe) os bombeiros.

O problema é que, salvo engano, o contexto era irônico. Tratava-se de uma queixa, uma reclamação, em que os bombeiros diziam que a carga de trabalho é pesada, mas, em contrapartida, nada se dá ou oferece a eles (para eles).

O fato é que, passados já três anos e meio da entrada em vigor (no Brasil, só no Brasil) do "(Des)Acordo Ortográfico", ainda somos surpreendidos por casos e casos em que não pensáramos e que nos provam que essa bobajada é mesmo uma grande bobajada, um delírio sem fim. Quem terá sido o gênio a decretar que é desnecessário diferenciar com um acento a forma verbal "para" da preposição "para", sob o tosco argumento de que o contexto define e deixa claro para o leitor o valor do termo em questão? Quem terá sido, Santo Deus? E o contexto "deixa claro" quando? De imediato? Ou só depois da leitura de linhas e linhas?

Bem, caro leitor, pela segunda vez no ano (creio) volto a tratar de mais uma das tantas mazelas do "(Des)Acordo Ortográfico" porque quero que você saiba que há e haverá pedras no caminho dos "acordistas". Explico: estão em curso ações judiciais contra o bendito "(Des)Acordo".

Uma dessas ações, que está na 9ª Vara da Justiça Federal em Brasília, é do professor Ernani Pimentel, que pede "o adiamento do prazo final de implantação do Acordo Ortográfico no Brasil, até que o Congresso Nacional se pronuncie sobre as alterações feitas ao Acordo pela ABL. O Decreto Presidencial que promulga o Acordo reza que 'São sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão do referido Acordo', o que foi desrespeitado pela ABL".

Pimentel diz que uma segunda ação questionará "as alterações propostas e a maneira antidemocrática e anticientífica das decisões". No site www.acordarmelhor.com.br há mais informações.

Faço aqui uma paródia do que Chico Buarque sempre diz sobre a relação dele com a ditadura militar. "A ditadura encheu muito o meu saco, mas eu também enchi bastante o saco deles", diz o grande Mestre. A relação que alguns colegas e eu temos com o "(Des)Acordo" é meio parecida com a que Chico teve com a ditadura. O percurso do "(Des)Acordo Ortográfico" no Brasil, além de ditatorial, foi irresponsável, infantil e infantiloide -uma perfeita birra de criança, que quer porque quer o que quer. No Senado, em abril, Pimentel e eu pudemos expor todos os absurdos registrados nesse percurso.

Agora é esperar para ver o que farão a Justiça e o Congresso. É isso.


Mais sobre Acordo Ortográfico aqui.

Extraído do sítio Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.