28 de junho de 2012

BLUMENAU, CIDADE DOS MUSEUS

Agora, com a reabertura do Museu Fritz Müller, Blumenau pode orgulhar-se de ser considerada a “cidade dos museus”.



O município abriga não só o “Fritz Müller”, mas também o Museu de Hábitos e Costumes, o Museu da Cerveja, o Museu da família Colonial, o do Cristal, de Arte, da Água, além do Mausoléu Dr.Blumenau e casa da Memória da Escola n° 1.

Este ano, pela segunda vez, a AMPE integrou-se à Semana Nacional dos Museus, através de um evento promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da entidade, que é presidido pela associada Susete Novaes.

No dia 15 de maio, o Núcleo e convidados reuniram-se na sede da AMPE para ouvir uma palestra, cujo tema “Como Manter a História e Resgatar um Passado Empreendedor, foi apresentado por Mariana Girardi Barbosa Silva, Historiadora e Mestre em Educação pela FURB, Coordenadora do Museu Hering, de Blumenau.

Durante a palestra, Mariana enfocou os principais passos para se resgatar a história de uma empresa centenária, mostrando a importância da preservação deste tipo de memória e patrimônio, ressaltando a relevância do papel dos museus na história de Blumenau.

Museu Hering

O Museu Hering fica situado na Rua Hermann Hering, n° 1.790, bairro Bom Retiro e ocupa um antigo prédio estilo enxaimel da Cia. Hering.

Museu da Hering, reformado, está aberto à comunidade
A exposição espelha a trajetória de vanguarda que a empresa sempre teve no cenário brasileiro da moda, da indústria, da economia e da responsabilidade sócio-ambiental.

Vale lembrar que no início, a Hering, fundada há 130 anos, era uma empresa muito pequena. Seria classificada hoje em dia como uma microempresa. Mas a persistência dos fundadores e a capacitação dos que a tocaram, transformaram-na em uma gigante do cenário nacional.

Mariana Girardi Barbosa Silva, Historiadora e Mestre em Educação pela FURB, Coordenadora do Museu Hering, proferiu palestra na Ampe Blumenau e recebeu certificado da coordenadora da Mulher Empreendedora, Susete Santos de Novaes.


Extraído do sítio AMPE Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.