26 de junho de 2012

ENTRAR NUM MUSEU SEM SAIR DE CASA: NOS AÇORES É POSSÍVEL - Eunice Oliveira



Para já apenas o Museu Regional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, está disponível para receber visitas virtuais. Aceder à cultura é cada vez mais fácil. Em breve serão mais cincos edifícios museológicos sob alçada da Direção Regional da Cultura dos Açores, a poderem receber visitantes sem constrangimentos de data ou hora e sem que seja preciso sair de casa. Como? Através da Internet.

Quem aceder ao portal Cultura Açores e ao portal do Museu Regional de Angra do Heroísmo, pode percorrer os principais espaços públicos do museu e contemplar as exposições aí assentes. A visita não tem custo nem o tempo contado: desde a sala do Capítulo até à Igreja de Nossa Senhora da Guia, passando pelos Claustros, o visitante pode apreciar sem demoras a história e cultura locais. O museu quer abrir-se ao exterior porque “um museu não cabe dentro de si” e a “evolução das novas tecnologias” assim o permite, considera a Direção Regional de Cultura dos Açores, justificando desta forma o investimento de 10 mil euros no projeto.

Sem sair do sofá, e a partir de qualquer ponto do mundo, é possível ficar a conhecer as coleções de história militar e de transportes dos séculos XVIII e XIX, cerâmica, mobiliário ou etnografia locais. “Com o projeto ‘Visitas Virtuais aos Museus dos Açores’, a Direção Regional da Cultura pretende dar a conhecer ao mundo uma parte da riqueza do seu património cultural através da sociedade do conhecimento e da dinâmica cultural que aproxima os povos”, pode ler-se no sítio da Internet da entidade. Isto permite que um turista que pretenda visitar o museu faça, por exemplo, uma pré-visita virtual e selecione aquilo que mais lhe interessa. Ou permite também por outro lado, atrair outros turistas. É esta pelo menos a convicção dos mentores do projeto.

Depois do Museu Regional de Angra do Heroísmo e até ao final de setembro, será a vez do Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, da Casa Manuel de Arriaga, na Horta, dos núcleos dos Baleeiros, do Vinho e da Indústria Baleeira do Museu do Pico e ainda dos museus da Graciosa e das Flores aderirem às visitas virtuais.

Prevista está também a disponibilização de exposições criadas apenas para a Internet, constituídas por acervos aos quais o público não tem acesso e por destaques de peças que venham a integrar o espólio de cada museu.

Extraído do sítio Tecnologia.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.