14 de junho de 2012

FEIRA DO LIVRO DE GUADALAJARA APOSTA NA LITERATURA BRASILEIRA



“Ler um país é conhecê-lo”. Esta é a proposta que a Feira Internacional do Livro de Guadalajara faz este ano para receber 20 narradores brasileiros reunidos em um grande painel que busca mostrar pontualmente a diversidade e a força da literatura brasileira atual. A presença do Brasil em Guadalajara é um projeto que a FIL realiza em colaboração com a Fundação Biblioteca Nacional, vinculada com o Ministério de Cultura do Brasil, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, a Embaixada do Brasil no México e a Câmara Brasileira do Livro.

No ano passado, a Feira do Livro de Guadalajara, no México, a maior festa literária da língua espanhola, comemorou 25 anos.
O Brasil foi o país convidado de honra da FIL em 2001 e desde então não havia uma presença tão importante de sua literatura no programa literário desta Feira, considerada a primeira no mundo em espanhol. Este ano a FIL propõe uma seleção de autores, a maioria dos quais vistos pela primeira vez em Guadalajara: Marçal Aquino; João Carrascoza; Bernardo Carvalho; Ronaldo Correia de Brito; João Paulo Cuenca; Férrez; Daniel Galera; Milton Hatoum; Rodrigo Lacerda; Michel Laub; Adriana Lisboa; Cíntia Moscovich; Lourenço Mutarelli; Paula Parisot; Luiz Ruffato; Carola Saavedra; Tatiana Salem Levy; Edney Silvestre e Cristovão Tezza. Rubem Fonseca, sem dúvida o escritor brasileiro de maior reconhecimento internacional, será também uma presença de destaque neste desembarque literário e participará não só no programa do Brasil, mas também em uma sessão aberta com leitores no popular Mercado Libertad, no Centro Histórico de Guadalajara.

Considerado um gigante da indústria editorial, o Brasil costuma ser uma incógnita em termos literários, principalmente porque a maior parte da produção literária que sai do país costuma estar escrita em língua portuguesa. Desde 2011, o governo brasileiro decidiu apostar pela internacionalização de sua literatura e o Brasil criou um dos fundos mais importantes para a tradução do português a outras línguas.

A presença brasileira na FIL Guadalajara se insere neste movimento do Brasil por fazer com que sua literatura esteja presente nas plataformas editoriais mais importantes do planeta, para difundir seus autores e consolidar as pontes indispensáveis para que sejam apreciados e traduzidos em outras latitudes.

O festival de autores brasileiros em Guadalajara será organizado através de mesas de segunda a quinta-feira, dias 26 a 29 de novembro de 2012, na programação da FIL. Os autores também participarão em outras linhas da programação literária como a Gala de El Placer de la Lectura, lançamentos de livros e Ecos da FIL.


Extraído do sítio Toda Letra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.