26 de junho de 2012

GILBERTO GIL COMPLETA 70 ANOS E TERÁ SHOW EXIBIDO NO YOUTUBE - Gustavo Maia

Dia 26 de junho de 2012. Há exatos 70 anos, nascia em Salvador, no bairro do Tororó, Gilberto Passos Gil Moreira, primeiro filho do médico José Gil Moreira e da professora primária Claudina Passos Gil Moreira. De 1942 para cá, o soteropolitano cresceu, ganhou o mundo, e virou um dos artistas mais conhecidos e inventivos da história da Música Popular Brasileira.

Foto: Diario de Pernambuco
Lançou 57 álbuns, ganhou oito Grammys, o prêmio mais importante da música no mundo, foi um dos responsáveis pela criação do tropicalismo e ainda ocupou a cadeira de ministro da Cultura durante o Governo Lula, entre 2003 e 2008.

Para marcar o aniversário do baiano, o YouTube vai exibir às 19h desta terça-feira (26), gratuitamente, uma hora do show Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, gravado recentemente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A mostra será uma première do DVD de mesmo nome gravado sob direção do cineasta Andrucha Waddington.



Durante o show, Gil, que toca violão, foi acompanhado no palco por seu filho Bem Gil nas guitarras, pelo violoncelista Jacques Morelenbaum, por Nicolas Kassik no violino, Gustavo di Dalva na percussão e uma orquestra sinfônica completa. O espetáculo estreiou na capital baiana no dia 18 maio deste ano.

No canal dedicado exclusivamente ao artista no YouTube, na seção "Vídeos", há depoimentos de artistas sobre o aniversariante do dia e registros de entrevistas e apresentações do próprio Gil, durante toda a sua carreira, que já dura 50 anos. O primeiro disco, "Salvador, 1962-1963", foi lançado em 1963. Já o mais recente, "Fé na festa ao vivo", uma ode ao baião e ao forró, é de 2010.

O acervo do artista completamente digitalizado e está disponível nos sites oficiais do Instituto Antônio Carlos Jobim e no do próprio cantor. Há, além das músicas, correspondências, partituras, textos manuscritos e até recortes de jornais, desde os anos 1960.

O artista baiano vai levar o seu atual show para a Europa em julho. Foto: Divulgação / Gilberto Gil
Ainda em clima de comemoração, Gil vai levar, em julho, o "Concerto de Cordas" para a Europa. No dia 1º de julho, em Londres, na Inglaterra, ele participa do Back2Black Festival. Na mesma cidade, dia 4, ele se apresenta com a Orquestra Sinfônica de Londres, no centro de artes Barbican. No dia seguinte, Gil leva o show a Bruxelas, na Bélgica, ao Palais des Beaux Arts. Entre os dias 10 e 29, o baiano vai passar pela Suíça, França, Alemanha, Espanha e Itália. A programação completa está no site oficial do cantor.

Extraído do sítio NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.