19 de junho de 2012

GRUTA ESPANHOLA TEM A PINTURA MAIS ANTIGA DA EUROPA


A gruta de El Castillo, em Espanha, tem a pintura rupestre mais antiga da Europa, com mais de 40.000 anos, noticiaram hoje as agências internacionais, citando uma nova investigação, na qual participou o arqueólogo português João Zilhão.

A investigação, com recurso à técnica radio-métrica com urânio e tório, foi efectuada em 50 pinturas paleolíticas de 11 grutas localizadas nas regiões espanholas das Astúrias e Cantábria, incluindo as grutas de Altamira, El Castillo e Tito Bustillo.

Em El Castillo, os peritos detectaram uma gravura que crêem ter mais de 40.800 anos.

Até há bem pouco tempo, a gruta Abri Castanet, em França, reclamava ter a imagem rupestre mais antiga da Europa, com 37.000 anos.

Na descoberta  divulgada no dia 15 participaram 11 investigadores, incluindo o português João Zilhão, especialista em arqueologia pré-histórica e antigo coordenador do projeto do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

O estudo, a publicar na sexta-feira pela revista Science, concluiu que a prática artística pré-histórica começou na Europa talvez dez mil anos antes do que os cientistas previam e pela mão do homem de Neanderthal, que terá morrido há cerca de 40.000 anos.

Segundo um dos investigadores envolvidos na descoberta, Alistair Pike, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, «os resultados desta datação mostram que os homens modernos terão chegado de África à Europa, com a pintura mural a fazer já parte das suas actividades culturais ou a ser desenvolvida por eles muito rapidamente».

Ainda de acordo com o mesmo especialista, «os vestígios da presença dos homens modernos no norte de Espanha remontam a 41.500 anos, altura em que havia ainda [na região] homens de Neanderthal».

A técnica de datação usada na investigação mede a idade dos sedimentos carbonizados sobre as pinturas, mas não data a camada superior dos pigmentos, para não os estragar.

Por isso, ressalvou o arqueólogo João Zilhão, as pinturas poderão ser «vários milhares de anos mais antigas do que os sedimentos carbonizados que as cobrem».


Extraído do sítio Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.