23 de junho de 2012

HARIEMUJ: A EDITORA DEDICADA À POESIA


Coisa sonhadora ou acto de coragem, há a partir desta sexta-feira, 22 de Junho, em pleno lavor, uma nova editora, dedicada à poesia e a quem gosta dela. A Hariemuj, o contrário da palavra árabe para “alegria”, foi fundada em Julho de 2011, por Maria Quintans e Vítor Marques da Cruz, e levou quase um ano a editar o seu primeiro livro.

A antologia poética “Meditações sobre o fim – Os últimos poemas” nasceu de um desafio colocado a 38 poetas: escrever três poemas como se fossem os últimos da sua vida.

O resultado é um “misto de estilos, estéticas e palavras” que transformam “a diversidade o ponto de união desta obra”, explicou Teresa Sá Couto, editora da obra. "O que está em causa neste livro é o júbilo da palavra", enfatizou.

Maria Quintans aproveitou a apresentação do livro na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, para deixar palavras de esperança e de “luta contra a morte anunciada da poesia”. “Foi fácil erguê-la, foi fácil criá-la, difícil será alimentá-la, mas propomo-nos ao desafio, porque há muitos poetas e poesia que merecem ser lidos”, garantiu.

Editora Hariemuj
Quem marcou presença nesta cerimónia foi Nicolau Santos, director-adjunto do semanário Expresso, cujo poema “Este país já não é o meu” também marca presença na antologia da Hariemuj. “Lembro-me das palavras de Manuel Alegre, ‘escrever poesia é hoje fazer resistência’, e que não poderiam ser mais adequadas para o que está a nascer hoje”, disse aos presentes.

Na apresentação de uma antologia poética não poderia deixar-se de ler poesia em voz alta. André Gago, actor e encenador, foi o convidado de honra e leitor de serviço, se bem que após muita insistência alguns poetas, como Casimiro de Brito e Raquel Nobre Guerra, chegaram-se à frente para ler os poemas de sua autoria ou dos colegas.

Extraído do sítio Jornal Hardmúsica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.