25 de junho de 2012

"LOBA CAPITOLINA" AFINAL É 1700 ANOS MAIS NOVA DO QUE SE PENSAVA

Foi em 1996 que os especialistas começaram a ter dúvidas em relação à sua datação (DR)

Afinal a escultura “Loba Capitolina”, símbolo de Roma e que representa os dois irmãos gémeos Rómulo e Remo a serem alimentados por uma loba, não é etrusca como se pensava mas foi feita entre os séculos XI e XII, em plena Idade Média.

O jornal “Corriere della Sera” e outros meios de comunicação italianos online revelam que estudos recentes mostram que a estátua de bronze, de 75 centímetros de altura é 1700 anos mais nova do que se acreditava. Foi em 1996, quando a estátua - que pertence aos Museus Capitolinos de Roma - precisou de ser restaurada, que os especialistas começaram a ter dúvidas em relação à sua datação. 

Numa conferência de imprensa em que participaram o director dos Museus Capitolinos, Claudio Parisi Presicce, e o superintendente dos Bens Culturais, Umberto Broccoli, foi explicado aos jornalistas que depois de uma série de estudos, que começaram a ser feitos em 2009, se pensa agora que a estátua é uma cópia medieval de um original etrusco. Os peritos da Universidade de Salento, que realizaram os exames analisando matéria orgânica - restos de terra e plantas – e fizeram a datação por radio carbono, dizem que a atribuição ao século XI e XII tem uma margem de erro muito pequena: é 95,4% correcta.


Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.