10 de junho de 2012

ABL CONFERE O PRÊMIO MACHADO DE ASSIS AO CONTISTA CURITIBANO DALTON TREVISAN


A Academia Brasileira de Letras conferiu no último dia 6, o Prêmio Machado de Assis de 2011, o mais importante da Casa, ao contista curitibano Dalton Trevisan. O "Machado de Assis" é conferido anualmente pelo conjunto da obra, e o vencedor receberá a importância de R$ 100 mil. O prêmio será entregue em julho deste ano, mês em que a ABL estará completando 115 anos de fundação.

Trevisan, de acordo com o parecer da comissão, conquistou o Prêmio por ser “um dos mais importantes narradores da ficção brasileira contemporânea”. Ainda segundo o parecer, é “portador de uma linguagem predominantemente interiorizante, porém sensível às movimentações sociais. Desde cedo, se afirmou, sobretudo na história curta, mais especificamente no conto. Trata-se de um contista personalíssimo navegando contra a corrente institucional do conto. Neste sentido, suas “Novelas nada exemplares” são exemplos desse esforço de abertura do gênero”. A comissão destacou, também, “A faca no coração”, “A polaquinha”, “Crimes de Paixão", “O vampiro de Curitiba”, entre outras obras do autor curitibano.

Em 2010 o vencedor foi o filósofo Benedito Nunes. Outros premiados foram: Ferreira Goullar; Autran Dourado; Roberto Cavalcanti de Albuquerque; Antonio Torres; Wilson Martins.

Extraído do sítio da ABL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.