8 de junho de 2012

ARTE NÃO-CONFORMISTA SOVIÉTICA: MARX, LÊNIN E MICKEY MOUSE - Armen Apressyan

© colagem: Voz da Rússia 
No início dos anos 70, na União Soviética surgiu uma nova tendência de arte não-oficial – a Arte Não-Conformista Soviética. Tratava-se de uma revolta criativa, uma espécie de reação dos jovens artistas ao domínio totalitário do Realismo Socialista.

Uma característica que definia a Arte Não-Conformista Soviética era uma nova e irónica reflexão sobre os símbolos da ideologia soviética. Um dos fundadores da nova tendência foi Leonid Sokov, cuja exposição decorre no Museu de Arte Contemporânea de Moscou.

Na sua arte, Sokov funde os símbolos das civilizações soviética e ocidental – as suas composições escultóricas incluem a Marilyn Monroe com Stalin, Lenin e o famoso Homem que Caminha de Giacometti, herois dos quadrinhos norte-americanos e brinquedos populares russos.

O próprio artista gostava de dizer que trabalhava a “mitologia contemporânea”. As suas esculturas não são caricaturas nem anedotas. Ele cria os seus próprios mundos, povoados de herois mitológicos do nosso tempo, convidando os espectadores para uma viagem divertida pela sua própria realidade.

Desde a infância que Sokov sonhava ser artista e concluiu a Escola Stroganov tornando-se num profissional. Sokov tinha como garantidas encomendas do estado, o que nos tempos soviéticos era o principal para um artista porque garantia uma vida tranquila e desafogada. Mas os parâmetros da arte académica não lhe facultavam a solução dos seus problemas criativos. A solução foi a Arte Não-Conformista Soviética.

Contudo, o concetualismo irónico de Sokov não tinha lugar na URSS. Esses trabalhos não podiam ser exibidos nas exposições da União dos Artistas nem existiam galerias privadas que os pudessem promover. A dada altura a oposição do artista ao sistema tornou-se demasiado evidente e, em 1979, sokov emigrou para os EUA.

Hoje os trabalhos de Sokov estão representados nas maiores coleções museológicas mundiais. Na exposição do Museu de Arte Contemporânea são apresentadas obras de coleções públicas e particulares dos EUA, Europa e Rússia, incluindo da Galeria Estatal Tretiakovskaia, assim como trabalhos do atelier do artista. Ao lado das esculturas de Leonid Sokov, a exposição inclui pinturas do mestre, pouco conhecidas do público russo.


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.