9 de junho de 2012

FERIADO MUNICIPAL DE 9 DE JUNHO CELEBRA O PADRE JOSÉ DE ANCHIETA EM ITANHAÉM


Itanhaém reverencia a memória do beato de
diversas formas. Em vários pontos da Cidade
há monumentos em homenagem ao Padre Anchieta
Um dos personagens mais importantes da história do Brasil deixou sua marca em Itanhaém. O padre jesuíta José de Anchieta viveu durante muitos anos na Cidade. Para celebrar este ilustre personagem, no próximo sábado (9) será feriado municipal em homenagem ao padre, instituído pela Lei nº 3.533, de 02 de julho de 2009, que incluiu a data no calendário oficial de eventos do Município.


O religioso nasceu em 19 de março de 1534, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e faleceu em 9 de junho de 1597, em Reritiba, atual cidade de Anchieta, no Espírito Santo. Durante a época do Brasil Colonial, o padre andou por todo o litoral paulista catequizando índios, batizando e ensinando.

Durante sua vida foi um exemplo de amor e fé. Estimulou a devoção das pessoas, com base nos milagres por ele operado, por meio da intervenção divina. Também foi poeta e seus versos são admirados em todo o mundo. O padre foi beatificado pelo papa João Paulo II em 22 de junho de 1980. A igreja católica estuda o processo de canonização para tornar santo José de Anchieta.

Para manter viva a passagem de Anchieta por Itanhaém, a Prefeitura criou o roteiro ‘Caminhos de Anchieta’, que atualmente está incluído no Programa Passo dos Jesuítas, da Secretaria de Turismo do Estado, que inclui mais 12 cidades do litoral paulista.

O passeio contempla os seguintes pontos turísticos: Monumento a Anchieta, Virgem da Conceição, Carta de Batismo, Púlpito, Cama, Painéis e Pocinho. Para mais informações sobre o Passo dos Jesuítas basta visitar a página oficial da Secretaria de Turismo do Estado.

PERSONAGEM ILUSTRE – Itanhaém reverencia a memória do Padre Anchieta de diversas formas. Em vários pontos da Cidade há monumentos em sua homenagem. Uma estátua na Praça Narciso de Andrade, no Centro, mostra o religioso caminhando, exatamente como fazia em suas peregrinações pelo Litoral Paulista. A obra foi esculpida pelo artista plástico Luiz Morrone.

Há ainda a Cama de Anchieta, uma formação rochosa onde, segundo a lenda, o religioso costumava descansar durante os trabalhos no Litoral. O acesso ao local foi beneficiado com a implantação de uma passarela de madeira, construída com recursos municipais e da cidade espanhola de Tenerife, terral natal do santo padre.

Além disso, foram instalados os Painéis de Anchieta no alto do Morro do Paranambuco. As obras estão nas paredes do reservatório de água da Sabesp, com imagens que ilustram a passagem do religioso pela Cidade e pelo Litoral. O Paço Municipal, sede do Governo Municipal, também recebeu o seu nome.

Ler também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.