3 de junho de 2012

MUSEUS: VIAGEM NO TEMPO, MAS SEM POEIRA - Fernanda Rocha

Museu da Língua Portuguesa ensina o idioma por meio da interatividade
Quando se fala em museu, muita gente pensa em velharias com pó, mofadas em um lugar mal iluminado e pouco interessante. No entanto, isso é puro preconceito e prova que quem vive de passado não é museu, e sim você.

Brincadeiras à parte, esses espaços estão sofrendo mudanças importantes e atraindo cada vem mais o público com acervos diferenciados, que contam a história de diversas culturas.

No ABC, os museus de maior destaque são o Barão de Mauá, em Mauá, que conta com acervo fotográfico, objetos, documentos, relativos à história da cidade e da região.

Em Santo André, os destaque são o Museu de Santo André e o Planetário, recém-inaugurado. Em São Caetano é possível conferir a história da migração italiana no museu histórico municipal.

Em São Paulo

Entre fotos, objetos e itens raros, hoje os museus estão entrando no ritmo da tecnologia. Porém, muitos ainda guardam a sete chaves, e com muito orgulho, a nostalgia dos tempos áureos.

No Museu do Imigrante, o visitante faz realmente uma viagem no tempo. Tudo começa ao entrar na sede da extinta hospedaria dos imigrantes construída no século 18 para receber o grande número de estrangeiros que desembarcavam em São Paulo. Além de abrigar todo o acervo histórico da hospedaria, conta com salas quem revelam fatos dramáticos da história, como a Segunda Guerra Mundial e os desastres de Hiroshima e Nagasaki no Japão. Entretanto, o mais legal é poder conhecer a origem de sua família, com pesquisas feita no local a partir do sobrenome de seus pais, avós ou bisavós.

Um pouco mais ‘hi-tech’, o Museu da Língua Portuguesa é interativo e, claro, fala sobre nosso idioma. O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre o idioma, considerado como base da cultura do Brasil, que cause surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna.

Segundo os organizadores do espaço, “deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa”. O equipamento tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.


Extraído do sítio Diário Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.