4 de junho de 2012

O PATRIMÔNIO DE CADA PAÍS É PATRIMÔNIO DA EUROPA, DO MUNDO!

Androulla Vassiliou, comissária europeia para a Cultura e a Educação, participou no congresso Europa Nostra que teve lugar em Lisboa, onde afirmou que “o património é uma parte essencial da nossa herança cultural”.



Plácido Domingo, presidente da Europa Nostra, a mais importante organização europeia de defesa do património, defendia na Fundação Gulbenkian e mostrando exemplos vindos da música, que o passado é necessário porque com ele sentimos que “somos “ do presente e a partir daqui avançar para o futuro.

“O património é uma parte essencial da nossa herança cultural, da nossa diversidade”, disse Androulla Vassiliou aos jornalistas. “Mas é também uma responsabilidade de todos. Quando me perguntam se gastamos muito dinheiro dos contribuintes europeus a preservá-lo respondo ‘claro!’, e em seguida explico que é nossa obrigação investir no património porque ele não é um luxo, é uma necessidade.”

Sempre que referiu a importância de sensibilizar as populações dos Estados-membros para a herança cultural que a Europa Partilha – “o Pártenon não é só grego, é europeu”, insistiu – ou reconheceu que a crise levanta novos riscos aos monumentos e sítios, sobretudo nos países do Sul, Vassiliou fez questão de sublinhar o potencial de desenvolvimento da Cultura, ao mesmo tempo um motor económico e um factor de coesão social.

Plácido Domingo assitiu ao concerto em Mafra dos restaurados carrilhões do Convento e lembrou que o Monte Saint Michel em França ou o Coliseu de Roma , necessitam restauro imediato.

“Todos assistimos aos terramotos em Itália e o nosso primeiro pensamento vai para as vítimas”, disse. “Mas quando vemos o que aconteceu em Mântua e Bolonha, choramos os mortos, mas choramos também por todos os edifícios históricos que caíram porque o passado é fundamental para criar um sentimento de pertença.”


Extraído do sítio Jornal Hard Música

Ler também:
Yahoo: Grécia: um legado milenar em perigo - Alexandra Lucas Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.