5 de junho de 2012

PASSEIO CICLÍSTICO NOTURNO EM MOSCOU


No noite de 2 para 3 de junho na capital russa realizou-se a “Noite de Ciclismo em Moscou”. Esta é a sexta ação deste tipo em Moscou. Neste ano, os organizadores dedicaram-na ao segundo centenário da vitória na guerra de 1812 contra Napoleão, assim como ao urbanismo e arquitetura dos bairros ocidentais da megalópole. Milhares de ciclistas irão percorrer a cidade ouvindo as explicações de guias da excursão, transmitidas por uma rádio-fm.

Foto de www.ridus.ru
Os participantes da corrida foram informados sobre a hora e local exatos da partida um dia antes do início da ação. O trajeto também não foram comunicados de antemão. Os organizadores procedem assim não para atribuir um certo véu de mistério à corrida, mas por razões de segurança, - revelou à Voz da Rússia Maria Nikitina, diretora executiva da “Noite de Ciclismo em Moscou".

Foto de www.ridus.ru
"Estamos atuando em perfeita harmonia com os órgãos de proteção da ordem. Por isso, todos os nossos participantes deveriam se registrar no site www.velonoch.org, onde foram informados sobre o local de partida e trajeto através de correio eletrônico"

Foto de www.ridus.ru
Os organizadores constataram que a experiência de semelhantes corridas anteriores torna evidente que os passeios noturnos gozam de grande popularidade entre os moscovitas e visitantes da capital, - dezenas de milhares de pessoas percorrem apaixonadamente a cidade de bicicleta. São basicamente jovens de 20 - 35 anos, que gostam de história, cultura, arquitetura e, certamente, de descobrir enigmas. Neste ano o tema principal da corrida foi o ano de 1812 e os participantes da “Noite de Ciclismo em Moscou” retrocederam duzentos anos, para a história daquela época, - diz Maria Nikitina.

Foto de www.ridus.ru
"O objetivo da ação é a educação e a comunicação, - não no mundo virtual, - mas uma comunicação de verdade e pessoal, assim como a aquisição de conhecimentos interessantes. Convidamos a ver a nossa magnífica cidade, que serve não somente para estresse e para o trabalho: aqui se pode passear, andar de bicicleta... Em Moscou existem muitos locais magníficos, dos quais, infelizmente, sabemos pouco. Mas é preciso conhecê-los obrigatoriamente."

Os viajantes deverim ter obrigatoriamente um receptor FM com fones para ouvir as explicações dos guias.

Foto de www.ridus.ru
Foi o historiador Serguei Nikitin quem propôs realizar as “Noites de ciclismo em Moscou”. Há seis anos, teve a ideia de promover viagens noturnas com muitos participantes. Antes disso, simplesmente perambulava com amigos pela cidade noturna procurando descobrir algo incomum e curioso. Ele recorre aos mesmos métodos fora do comum a fim de selecionar os guias das viagens noturnas. O que lhe importa é que estas pessoas descubram, algo, elas próprias, ou, como ele diz, “encontrem o material”. Neste caso, os que os ouvem também terão a sensação de participação. A bicicleta é também uma parte da concepção. “O espírito de aventura que uma bicicleta proporciona, - assevera Serguei Nikitin, - não pode ser substituído por nada”. O seu projeto já se tornou internacional. As “noites de ciclismo” já foram promovidas com êxito em Roma e em Nova Iorque. Agora é a vez de Londres, Paris, Berlim e Viena.


Foto de www.ridus.ru
Foto de www.ridus.ru
Foto de www.ridus.ru
Fontes: sítios Voz da Rússia e TV-Novosti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.