8 de junho de 2012

PELOURINHO É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MUSEU TEMPOSTAL


O Museu Tempostal inaugura na próxima quinta-feira, 31 de maio, às 17h, a exposição Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia. A mostra, composta por postais, fotografias e vídeos, apresenta as mudanças sofridas no Pelourinho com o passar do tempo e traz uma reflexão sobre patrimônio cultural como produto do homem e de suas relações políticas, sociais e econômicas. O público pode visitar a exposição até 29 de julho, de terça a sexta, entre 12h e 18h, e nos fins de semana e feriados, das 12h às 17h.

A mostra expõe um panorama da comunidade, dos grupos culturais e da arquitetura do Pelourinho a partir de cerca de 150 imagens. São peças do próprio acervo do Museu Tempostal e postais e fotografias cedidos por diversas instituições. “Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a história do Centro Histórico, berço da nossa cidade, buscamos uma interação entre o acervo do museu relacionado à temática e as imagens que pertencem a instituições que atuam no Pelourinho”, afirma a coordenadora do Museu Tempostal, Antônia Pinheiro.

Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia, explica a diretora de Museus do IPAC, Maria Célia T. Moura Santos, integra um programa da DIMUS que busca realizar exposições de curta duração com temáticas diversificadas com o objetivo de trazer contribuições importantes para a reflexão sobre o passado e sua relação com a contemporaneidade. “Através desta mostra, podemos identificar diferentes períodos da história do Centro Antigo e refletir sobre temas e problemas da atualidade”, conclui.

Postal antigo mostra paisagem do Terreiro de Jesus
A exposição retrata a história do Pelourinho desde o século XIX aos dias atuais, com destaque para o século XX, período em que ocorreram as maiores mudanças. Os visitantes poderão conferir imagens do Terreiro de Jesus em 1808, do bonde que cruzava o Centro Histórico em 1930 e da Ladeira do Pelourinho na década de 60. Uma foto aérea da região nos anos 90 também integra a mostra. Para a museóloga Luzia Ventura, “a exposição é uma oportunidade para que turistas e baianos, em especial, a comunidade do Centro Antigo, possam conhecer melhor e valorizar este patrimônio cultural que é o Pelourinho”.

Além dos postais e fotografias, uma apresentação com um grande número de imagens foi especialmente preparada para que o público possa mergulhar no universo no Pelourinho. Os interessados podem ainda assistir aos filmes Pelourinho, de Vítor Diniz, e Comunidade do Maciel, de Tuna Espinheira. As exibições acontecerão nos finais de semana, com exceção da primeira sessão, que será realizada no dia 30 de maio, às 14h, e devem ser agendadas previamente pelo telefone (71) 3117-6383.

Museu Tempostal – Inaugurado em 1997, o Museu Tempostal apresenta aproximadamente 40 mil imagens, entre postais, estampas e fotografias, sendo 30 mil oriundas da coleção reunida pelo sergipano Antônio Marcelino do Nascimento (13.06.1929 – 22.11.2006). As peças, datadas do final do século XIX e meados do século XX, representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas. O Museu está instalado em um sobrado do século XIX, antigo ponto comercial do conde português Pereira Marinho.

Serviço - Exposição Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia - Museu Tempostal – Rua Gregório de Matos, 33, Pelourinho. Tel. (71) 3117-6383 -Abertura dia 31 de maio, às 17h - Visitação: terça a sexta, 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Até o dia 29 de julho - Gratuito - Realização: Museu Tempostal – DIMUS/IPAC.


Extraído do sítio Portal Secult


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.