3 de julho de 2012

AS HOMENAGENS DA 10ª FLIP AO POETA QUE COMPLETARIA 110 ANOS EM OUTUBRO - Maria Luisa de Melo

Um dos mais lidos e conhecidos autores da Literatura Brasileira, responsável por abordar os fatos históricos mais marcantes da nossa sociedade, além de tecer críticos comentários sobre os assuntos corriqueiros do cotidiano, o poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Se estivesse vivo, ele completaria 110 anos este ano - nasceu em 3 de outubro de 1902 -, motivo da sua escolha como homenageado pelos organizadores do evento.

Apesar da importância da literatura de Drummond tanto no campo da poesia quanto no da crônica, a homenagem será focada nos poemas do consagrado artista. Sobretudo no período antes da publicação da obra "Alguma Poesia", em 1930. O livro é considerado um elo entre a primeira e a segunda gerações do Modernismo Brasileiro. 

Poeta mineiro é homenageado da edição da Flip deste ano
"Focamos a homenagem na produção de poesias do Drummond em detrimento das crônicas, porque trata-se de um material ainda pouco conhecido, por incrível que pareça. Não restam dúvidas de que ele também foi um grande cronista. Mas a homenagem vai ficar no campo da poesia. Naquilo que foi produzido na década de 20", contou o curador da Festa, Miguel Conde, em entrevista ao Jornal do Brasil.

A edição comemorativa contará com o lançamento de produtos exclusivos da Flip, como um DVD e dois livros.

Segundo revelou ao JB, a mesa "Drummond, o poeta moderno", vai destacar a relação do mineiro com o Modernismo. Já a mesa "Drummond, o poeta presente" vai enfocar a influência do escritor a outros poetas. As duas compõem a Tenda dos Autores, principal espaço da festa. 

"Partimos da premissa de que não é possível entender poesia hoje sem passar por Drummond. Trataremos não apenas de sua obras, mas, principalmente, da relação de outros

Veríssimo na abertura

Novidade deste ano, a conferência de abertura será dividida em duas partes. Na primeira, o cronista gaúcho Luis Fernando Veríssimo reflete sobre os dez anos da Flip e as mudanças vividas pelo Brasil ao longo do período. Logo em seguida, acontece a primeira homenagem a Carlos Drummond de Andrade, com os poetas Antonio Cícero e Silviano Santiago.

O show de abertura ficará a cargo do cantor e compositor pernambucano Lenine. A apresentação acontece às 21h30 do dia 4, quarta-feira, precedida por um show da Ciranda de Tarituba, representante da legítima cultura paratiense.

Outra novidade é a quebra da tradição de não repetir autores internacionais participantes da Festa.Três dos nomes de maior relevância na produção literária internacional atual - Jonathan Franzen, Jennifer Egan e Le Clézio - já confirmaram presença.


Extraído do sítio Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.