3 de julho de 2012

CARAVAGGIO, O VERDADEIRO HOMEM DA RENASCENÇA - Susan Hallet

'Marta e Maria Madalena' por volta de 1598. Óleo e têmpera sobre tela. (Instituto de Artes de Detroit)
É impossível exagerar a influência do Renascimento em Caravaggio, que nasceu em 1573 e morreu em 1610. Foi uma época em que a individualidade, a autonomia e a criatividade eram os ideais, e uma época (séculos XIV-XVI) em que homens como Savonarola, o líder espiritual da Ordem Dominicana de Florença, San Marco, aterrorizava aqueles com os quais entrava em contato. Foi também a época em que Maquiavel, famoso pela política de poder, viveu.

A maravilhosa exposição, "Caravaggio e seus seguidores em Roma", na Galeria Nacional do Canadá, exposta até 11 de setembro de 2011, ajuda o mundo contemporâneo a compreender este grande artista e sua época. Seus cocuradores foram o Dr. David Franklin, diretor do Museu de Arte de Cleveland, e Dr. Sebastian Schutze, professor e chefe do Departamento de História da Arte, Universidade de Viena. A exposição também foi mostrada no Museu de Artes Kimbell em Fort Worth, Texas, e pôde ser vista a partir do dia 16 de outubro de 2011, até 8 de janeiro de 2012.

Cinquenta e oito pinturas foram expostas, muitas das quais são de artistas influenciados por Caravaggio. Como Marc Mayer, diretor da Galeria Nacional do Canadá (NGC), disse: "Esta é a primeira e provavelmente a última vez que iremos ver uma exposição como esta em nossas vidas."

Mayer chegou a dizer que algumas das "descobertas mais recentes sobre o artista serão apresentadas em Ottawa". Este show, além de ser maravilhoso e brilhante, foi também muito culto. Com luz brilhante sobre os tempos do renascimento na Itália, onde o iluminismo começou, bem como sobre este pintor talentoso, e muitas vezes perturbador.

Quando eu penso no temperamento violento que fazia parte da personalidade de Caravaggio, não me parece um comportamento incomum para um artista verdadeiramente talentoso. Pense em Van Gogh e no comportamento estranho de Mozart. O Canadá tem os seus próprios artistas famosos, com um traço acentuado de violência em quase todos eles. Podemos apenas nos lembrar de Benjamin Chee Chee, o artista das Primeiras Nações, que se tornou um ícone após sua morte. Não vou citar artistas vivos.

'Os Músicos' por volta de 1595. Óleo sobre tela. (Museu de Artes Metropolitano/Recurso Artístico, Nova York)
A paixão intensa e conceituação necessária para a criação de uma grande obra de arte, muitas vezes resulta em uma liberação de "vapor", por falta de uma palavra melhor. Essa liberação pode ser na forma de atividade física em excesso, como carros de corrida, para-quedismo e outros esportes temerários, ou pode assumir a forma de bebedeiras e orgias nas chamadas casas picantes. E sim, as lutas podem ocorrer.

Jay Ingram escreveu no jornal Toronto Star: "A ideia de que há uma linha fina entre criatividade e loucura permanece viva há séculos." Ele listou alguns dos grandes músicos escritores e artistas que provavelmente sofriam de "algum tipo de doença mental", incluindo William Blake, Lord Byron e Robert Schumann, cuja produção musical, disse Ingram, "era paralela aos seus ciclos de mania e depressão."

Como filha de um artista, dona de uma galeria de arte, organizadora de exposições de arte, colecionadora de arte contemporânea, revisora de arte para a Graydon Carter na Revisão Canadense, e modelo e musa de um pintor, tenho conhecido muitos artistas, incluindo pintores, escultores e fotógrafos. Na verdade, eu tenho escrito sobre a arte desde que meu poema sobre uma obra no Museu do Louvre foi publicado na First Flowering, em 1956.

Isso me faz pensar no poema de William Blake sobre a criatividade que ele escreveu por volta de 1808:

"Todas as Imagens pintadas com Sentido e com o Pensamento
São Pintadas por Loucos, tão certo como uma sêmea;
Quanto mais Louco for o pintor, mais abençoado é o lápis,
E quando eles estão bêbados sempre pintam melhor.

Um escultor, que eu não vou citar o nome, tentou ajudar me defendendo contra um problema de marido, perguntando se eu queria que ele "chamasse os meninos de Montreal." Quando eu perguntei por que, ele me disse que eles ficariam felizes em "quebrar as pernas dele”. Claro, eu recusei a oferta, mas isso fornece um exemplo de um estilo de vida que inclui a criação da beleza, intercalada com momentos de violência.

A carreira de Michelangelo Merisi da Caravaggio durou menos de 20 anos. Segundo as notas fornecidas pelo NGC, o artista, que era um mestre da luz, “não estava interessado em assumir alunos. No entanto, ele teve um impacto de longo alcance sobre o estilo artístico em toda a Europa”. Alguns dos artistas influenciados por ele incluem Peter Paul Rubens, Simon Vouet, e Ribera e Georges de la Tour. Mayer apontou um ponto interessante sobre Caravaggio, quando disse: "Mesmo agora ele ainda faz as manchetes - 400 anos depois de sua morte. Suas pinturas têm a capacidade de envolver o espectador por causa da intensidade emocional, psicológica e espiritual de suas obras."

'Sacrifício de Isaac', por volta de 1601-1602. Óleo sobre tela. (SCALA/Recurso Artístico, Nova York)
Em relação à vida do artista, aos 34 anos de idade, Caravaggio tinha sido detido ou preso várias vezes. O escritor Carel van Mander escreveu em 1604 que Caravaggio "não estudava sua arte constantemente, de modo que após duas semanas de trabalho ele parte com sua espada ao lado e seu servo atrás dele, indo de um campo de tênis para o outro, sempre pronto para discutir ou brigar, fazendo com que ele seja totalmente impossível de se conviver."

Três pontos de interesse: quando a prostituta modelo Fillide Melandroni morreu em 1640, ela ainda possuía o retrato que Caravaggio pintou dela, o qual estava incluído na exposição. O retrato mostra a ela como Maria Madalena. O segundo é que Caravaggio não fazia rascunhos para suas obras e nunca assinava os seus quadros - com exceção de um que ele chamou de "A Decapitação de São João Batista", que ele assinou com o mesmo vermelho usado para pintar o sangue que escorria da sua cabeça de São João Batista.

O terceiro ponto de interesse para mim, observado por Dr. Schutze, é que a tela com os músicos inclui o que alguns historiadores acreditam ser um auto-retrato do artista como um homem jovem - aquele na parte de trás da pintura. Ele tem um aspecto mais escuro que os outros três.

Muitas funções e eventos especiais foram planejados em conjunto com a exposição, alguns organizados pela Embaixada da Itália em Ottawa. Exemplos incluem "Gelato on the Plaza" em 23 de junho; 01 de julho; 21 de julho e 07 agosto de 2011; e vários concertos. Commedia Dell'Arte, um tipo de teatro que começou na Itália em meados do século XVI, que enfatizava o vestuário, a improvisação, e “tipos” mascarados, com a animação do Teatro Odisséia, também ocorreu na Plaza e na exposição. Para mais informações, vá para www.gallery.ca/caravggio.

Aqueles de fora da cidade puderam aproveitar pacotes especiais de hotéis como o Fairmont Chateau Laurier; Courtyard Marriott e Residence Inn Marriott; Hotel Indigo; Arc The Hotel; Four Points by Sheraton; e Lord Elgin. Visite OttawaTourism.ca para mais informações.

* Susan Hallett é uma escritora premiada e editora que escreveu para The Beaver, The Globe & Mail, Wine Tidings e Doctor’s Review, entre muitos outros. 


Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.