2 de julho de 2012

CARAVAGGIO RESSUSCITOU - Armen Apressian


O quadro Ressurreição de Lázaro, da autoria de Michelangelo Caravaggio, um artista famoso da época barroca, foi restaurado pela primeira vez nos últimos 60 anos.

Na opinião de peritos em Belas-Artes, Caravaggio trabalhou na sua obra nos anos 1608-09 enquanto vivia refugiado na Sicília pós condenação à morte, sentença essa que lhe fora lavrada em 1606 pelas autoridades de Roma. O pintor foi acusado de assassinar Ranuccio Tomassoni, jogador e rufião que, na altura do suposto crime, era seu companheiro. Segundo testemunhas oculares, o conflito foi originado por dez escudos que o falecido teria ganho ao pintor.

O quadro Ressurreição de Lázaro foi pintado por encargo do comerciante de Génova Giovanni Battista de' Lazzari, que lhe pagou pela encomenda 1000 escudos, ou seja, o dobro dos honorários que o pintor costumava receber pelas suas obras. Mas, não obstante a avolumada importância, prossegue a perita Anna Maria Marcone, o artista teve que trabalhar às pressas, razão pela qual se vêem hoje deficiências no pano de fundo e sinais claros de pinceladas peculiares.

É lícito, pois, perguntar qual teria sido o motivo da pressa na criação deste quadro? No parecer do escultor Francesco Susinno, o quadro Ressurreição de Lázaro, depois de concluído, terá sido submetido a veementes críticas, o que levou o autor a destruir a sua obra e, passado algum tempo, a refazê-la. Foi essa segunda versão que chegou até nós e que se pode ser apreciada nos dias de hoje.

Diz-se ainda que, para uma maior autenticidade, Caravaggio teria usado um corpo de defunto. No entanto, o famoso investigador John Gash, sustenta que esta história, apesar de não ser totalmente improvável, não deveria ser real.

No processo de restauração, que durou mais de seis meses, foi possível identificar a composição de tintas utilizadas pelo artista e recuperar a camada mais afetada. Além disso, Caravaggio tinha usado tintas locais, da Sicília, sem conhecer bem as suas características. As primeiras obras de restauração foram realizadas já em 1670. Andrea Suppa, responsável pela reabilitação do quadro naquela altura, cometeu um erro, tendo danificado a pintura original. Todavia, os especialistas contemporâneos conseguiram recuperá-la com êxito.

O Ressurreição de Lázaro se tornou um dos últimos quadros de Caravaggio que teria falecido passado um ano após a sua criação. Até há pouco tempo, era voz corrente que o ilustre pintor teria morrido vítima de enfermidade. No entanto, em abril de 2012, o historiador napolitano Vincenzo Pacelli divulgou uma hipótese segundo a qual o pintor teria sido vítima mortal de cavaleiros da Ordem de Malta. Segundo supõe Pacelli, o atentado teria sido perpetrado por indicação da Cúria Romana, interessada em eliminar o homem que punha em causa os princípios fundamentais da Igreja Católica e costumava não venerar condignamente os santuários da sua época.


Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.