9 de julho de 2012

GILBERTO GIL, BOB DYLAN E HERBIE HANCOCK SÃO ATRAÇÕES NO FESTIVAL DE JAZZ DE MONTREUX - Kênya Zanatta

O cantor e compositor Gilberto Gil durante o 42° Festival de Montreux, em foto de 2008. REUTERS/Valentin Flauraud/Files

O verão é a época dos grandes festivais no Velho Continente: rock, ópera, teatro, fotografia... Todas as artes e todos os estilos ganham espaço dentro de museus e teatros ou em praças e parques. E nós vamos acompanhar tudo isso no Agenda Europa.

Começamos com o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, que em 46 anos de existência transformou-se em um dos mais prestigiosos do continente. Uma história que está devidamente documentada em cinco mil horas de arquivos, a maior coleção de vídeos de concertos ao vivo no mundo segundo Claude Nobs, o fundador do evento, que cuida pessoalmente da preservação desse material. Prova da importância da coleção para a história musical, a Unesco estuda atualmente incluir esses arquivos na lista do patrimônio cultural mundial.

A edição deste ano vai até o dia 14 de julho e eclético é o mínimo que se pode dizer do programa. Entre os destaques, Bob Dylan, Herbie Hancock, Jane Birkin, Alanis Morrisette, Chris Cornell, Lana Del Rey, Tony Bennett, Van Morrison e Paco de Lucia.

Gilberto Gil vai festejar seus 70 anos durante o festival com o show "Viramundo", tirado do documentário de mesmo nome que conta o périplo do músico pelo hemisfério sul, numa fusão de raízes latinas e influências multiétnicas sul-africanas. O concerto terá a participação especial do cantor e guitarrista Vusi Mahlasela, grande estrela da música na África do sul.

A tradicional noite brasileira do festival será animada este ano por Adrianha Calcanhoto, Luiz Melodia, Cidade Negra e Emicida. O programa tem ainda concertos em movimento, dentro de trens e barcos, e uma série de eventos gratuitos em parques e palcos alternativos com artistas ainda pouco conhecidos - uma ótima ocasião para descobrir os grandes nomes de amanhã.


Extraído do sítio RFI


Viramundo - Gilberto Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.